PVE: mentoria sobre Design Thinking marca início das atividades em 2023

10 de março de 2023 - 20:08 # # # # # #

O Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) realizou nesta sexta-feira (10) a abertura do Programa Você, Empreendedor (PVE) 2023. Representantes das 16 startups selecionadas para a nova turma do PVE participaram de mentoria coletiva sobre Design Thinking e Pensamento Criativo, ministrada pelo professor Chico Neto, do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Ceará (UFC).

“A jornada de incubação iniciada na tarde de hoje marca o primeiro passo das startups que receberão o apoio do Nutec em seu desenvolvimento. A nossa primeira mentoria buscou despertar o pensamento criativo e inovador nas equipes para resolver problemas reais da sociedade”, explica Emmanuel Ribeiro, coordenador de Empreendedorismo e Inovação do Núcleo.

O evento também se dedicou a apresentar a metodologia e o cronograma do PVE 2023 para as startups integrantes, destacando os principais objetivos e as diversas possibilidades que o participante terá durante a jornada empreendedora do Nutec.

De acordo Emmanuel, um dos diferenciais do PVE em relação a outras incubadoras é o acesso à estrutura laboratorial da instituição. “A partir deste ano, além de disponibilizar a estrutura física dos laboratórios, teremos tutores à disposição das startups”. A novidade visa oferecer um suporte técnico especializado e personalizado para cada iniciativa.

Design Thinking

Design thinking é uma abordagem que utiliza a criatividade e a inovação para criar produtos e serviços e desenvolver processos. Não se trata de um método específico, mas sim de um conjunto de condições que proporcionam o exercício da criatividade e sua aplicação prática.

O termo foi criado pelo norte-americano David Kelley, fundador da consultoria IDEO e professor do curso de Design Thinking da Universidade de Stanford. Uma das premissas da abordagem é pensar soluções “fora da caixa” a partir de diferentes perspectivas, com foco na coletividade e na colaboração.

PVE

O programa já graduou 27 startups através de uma metodologia focada na personalização, que considera as dores e as necessidades de mercado em cada etapa do desenvolvimento das empresas.

Durante os 3 primeiros anos de atuação do PVE, as startups captaram mais de R$ 300.000,00 com participação em editais de fomento.

Entre os benefícios do PVE para as startups estão: jornada customizada e personalizada; mais de 100 horas de mentorias e consultorias em grupo e individuais; acesso às instalações do Nutec; assessoria em marca e registro de software; parceria e desconto em serviços especializados para startups; conexões com empresas parceiras e rede de mentores; preparação para rodadas e encontros com investidores.