Reavaliado Laboratório de Medidas Elétricas

5 de junho de 2014 - 17:53

Reavaliado Laboratório de Medidas Elétricas


Por mais dois anos laboratório do Nutec consegue sua acreditação do Inmetro, permanecendo há 12 anos, o único no Ceará capaz de calibrar grandezas elétricas, tensão, corrente e resistência.

Na manhã dessa quinta-feira (5) terminou a auditoria de reavaliação para a manutenção da acreditação do Laboratório de Medidas Elétricas do Nutec realizada pelo Inmetro. Uma avaliadora do Sistema da Qualidade e uma técnica passaram seu crivo no laboratório com o objetivo de acreditar por mais dois anos e atender uma solicitação do Nutec de aumento do escopo.

Segundo a avaliadora Maria Angélica Coutinho, quando os laboratórios são acreditados é necessário avaliar o sistema da qualidade e acompanhar os técnicos autorizados em uma calibração de rotina. São observados: a rastreabilidade, os certificados emitidos, a utilização correta do símbolo de acreditação dentre outros. As avaliadoras também viram se estão sendo praticadas as incertezas de acordo com o que está no escopo.

As duas avaliadoras estiveram no Nutec em 2012 e perceberam a melhora do laboratório: “Notamos uma melhoria continua no sistema, aprimorando e atendendo os requisitos da norma NBR 17025, específica para laboratórios” completa.

Para aumentar o escopo conforme solicitado pelo Nutec, as avaliadoras fizeram uma atualização para ampliar as faixas e diminuir as incertezas de medição: “Agora, podemos aumentar o número de pontos de calibração, oferecendo um serviço mais abrangente e estando preparado para receber novos clientes” declara Raimundo Montefusco, supervisor do Núcleo de Mecânica Elétrica e Energia do Nutec.

A gerente de qualidade dos laboratórios, Ana Rosa Pontes, lembra que há uma grande deficiência de laboratórios acreditados nessa grandeza nas regiões Norte/Nordeste do Brasil e comemora mais uma conquista do laboratório de Medidas Elétricas que desde 2002 é acreditado ao Inmetro.

 

12

 

Arinne Oliveira

Assessoria de Comunicação e Marketing – ASSCOM
Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – NUTEC
www.nutec.ce.gov.br
arinne.mauricio@gmail.com
(85) 3101.6925