Nutec possui estrutura para realizar ensaios de segurança em respiradores produzidos no Ceará

15 de abril de 2020 - 20:30 # # # # # #

O objetivo é garantir uma produção segura dos ventiladores pulmonares mecânicos microprocessados no Ceará para o uso em leitos de UTI

O Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) disponibiliza de estrutura laboratorial para a realização de ensaios com a finalidade de assegurar proteção adequada para o usuário de ventiladores pulmonares mecânicos, mais conhecidos como respiradores.  Esses equipamentos são utilizados em pacientes internados diagnosticados com Coronavírus. Entre os serviços oferecidos estão ensaios de materiais, de calibração de medidores elétricos, de imunidade e emissividade eletromagnética, compulsórios de segurança elétrica e compatibilidade eletromagnética. O objetivo é tornar os equipamentos mais seguros para o uso pretendido, além de proteger de interferências do ambiente, garantindo o bom funcionamento em conjunto de outros aparelhos sensíveis comuns em ambientes hospitalares.

A propagação global acelerada e descontrolada do contágio do novo Coronavírus, que pode provocar patologias infecciosas no sistema respiratório com risco letal, tem demandado da rede mundial de hospitais com centros e Unidades de Terapia Intensiva (UTI) a ampliação de leitos equipados com ventilador pulmonar mecânico microprocessado. Diante deste cenário, as instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação, em parceria com empresas cearenses de equipamentos e sistemas eletromédicos, estão promovendo iniciativas para oferecer atendimento mais ágil e eficaz à demanda de segurança sanitária do Ceará, produzindo respiradores de baixo custo e com eficiência comprovada. Os ensaios são necessários tanto em novos equipamentos produzidos quanto em equipamentos que recebem manutenção corretiva. Além disso, o desenvolvimento de novas pesquisas e processos de produção, qualificação e certificação também estão entre as prioridades dessas Instituições.

O Nutec, através de seus ensaios na área de calibrações e medições elétricas, oferece a qualificação e certificação pela Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA) para empreendedores cearenses de equipamentos e sistemas eletromédicos (EM).

 

Saiba mais ações desenvolvidas pelo Nutec no combate ao Coronavírus

Nutec faz análise de álcool 70 % utilizado pela Secretaria da Saúde

Nutec produz máscaras do tipo face shield em impressora 3D para doação

A saúde e o mundo pós-covid