Nutec produz máscaras do tipo face shield em impressora 3D para doação

2 de abril de 2020 - 12:27 # # # # #

Nesse primeiro momento foram entregues 25 máscaras, até sábado a estimativa é de 60

Através do seu Centro de Robótica e Automação (Centauro), o Nutec se uniu ao CriarCe, Uece, Idesco, Unifor, Citinova, Comunidade Maker, entre outras, para produzir máscaras de proteção em uma impressora 3D. A iniciativa pretende entregar o material aos profissionais de saúde que atuam no Ceará e protegê-los do novo coronavírus.

O projeto “Inovação contra o COVID 19” é coordenado pelo CriarCE, um programa da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior. O Nutec tem atuado emprestando equipamentos da instituição e disponibilizando suprimentos para a produção de face shields (máscaras de proteção).

Segundo Renato Zimmermman, supervisor do Núcleo de Automação e Robótica do Nutec, a estimativa é produzir 60 equipamentos até sábado (04). Ele iniciou a produção da sua casa na última segunda-feira (30/03). “Entregamos 25 estruturas ao CriarCE. Lá colocam a folha de acetato e uma liga de resistência. Até sábado entregaremos mais 35 peças”, explica o engenheiro.

Zimmermman usa polímero poliácido láctico para produzir a estrutura que é fixada na cabeça. Três partes são necessárias para a produção de uma face shield: estrutura, elástico e viseira. O engenheiro es´ta produzindo a estrutura em impressoras 3D junto com outras instituições envolvidas com o projeto. A impressora demora cerca de 1 hora para imprimir o equipamento e são produzidas, em média, 12 peças por dia.

Apesar da recomendação do Ministério da Saúde recomenda ser máscara do modelo N95, o produto está em falta no mercado e também não é reutilizável. Com o uso da “face shield’ o profissional reduz o risco de contaminação durante o atendimento às pessoas contaminadas com a Covid-19.

O projeto como um todo já entregou mais de 200 máscaras para diversas instituições de saúde do Estado.

Face shields

Estão entre os EPIs (equipamento de proteção individual) em falta no sistema de saúde. Eles são usados por profissionais da saúde como mais uma camada de proteção contra a transmissão do COVID-19. Como este equipamento não é produzido em grande escala no mercado, ele logo entrou em falta. Porém, pode ser facilmente desenvolvido usando impressão 3D. As máscaras face shield podem ser feitas de ABS, PLA e PETG que são as matérias-primas utilizadas na impressão. O Nutec forneceu 6 quilos de PLA para o projeto.

Nutec na guerra contra o Coronavírus

COVID-19: Mapa faz um monitoramento dos casos de Coronavírus no Ceará

Vulnerabilidade e Pandemia

Nutec disponibiliza canal para ajudar empreendedores na crise do Coronavírus