Secitece e Nutec discutem balneabilidade de praias e parques aquáticos

31 de março de 2023 - 17:25 # # #

A pauta foi resultado de demanda levantada pela Setur

Encontrar soluções para garantir a segurança e a qualidade da água nas praias e parques aquáticos cearenses. Essa foi a pauta de reunião realizada no dia 28/03 entre a secretária da Secitece, Sandra Monteiro e representantes da plataforma de Meio Ambiente do Nutec. A discussão é resultado de uma demanda levantada pela secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque.

De acordo com Sandra Monteiro, “é fundamental a realização de análises periódicas da qualidade da água para identificar a presença de bactérias e outros agentes contaminantes”. Durante o encontro, foi debatida a possibilidade de criar programas de monitoramento da balneabilidade das praias e parques aquáticos, a fim de garantir que as condições da água estejam sempre dentro dos padrões recomendados nas legislações vigentes.

O incentivo à pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias que possam contribuir para a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade da água em praias e parques aquáticos também foram discutidos. “Precisamos investir em projetos de pesquisa e a apoiar iniciativas de empresas e startups que atuem nessa área”, ressaltou a secretária.

Ainda na reunião, foi levantada a viabilidade da Secitece, por meio do Nutec, contribuir para a obtenção da chamada “Blue Flag” (Bandeira Azul) nos municípios. Considerada a maior premiação dedicada a praias, marinas e embarcações de turismo, a Bandeira Azul exige que as águas tenham uma qualidade excelente para o banho e mais uma série de critérios que envolvem gestão ambiental, educação ambiental, segurança, dentre outros.

As instituições deverão formar um grupo de trabalho que será responsável pela elaboração de um plano de ação que contribua para a preservação do meio ambiente e para a promoção do turismo sustentável em todo o País. Participaram da reunião representando o Nutec: Francisco das Chagas Magalhães, Jackson Malveira e Ari Clecius.