Secitece e Nutec discutem desafios e estratégias

23 de março de 2015 - 16:59

Secitece e Nutec discutem desafios e estratégias

Secretário da Secitece, Presidente do Nutec, diretores e gerentes reuniram-se para definir novo rumo para a instituição.

Durante toda a manhã desta sexta-feira (20), o Secretario da Ciência Tecnologia e Educação Superior (Secitece) Inácio Arruda e o Secretário Executivo, Gilvan Paiva, estiveram no auditório Telma Bessa da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), assistindo seminário ministrado pelo Presidente do Nutec, Francisco das Chagas Magalhães. Diretores, gerentes e supervisores de núcleo puderam participar ativamente dos debates e decisões.

Após um breve histórico do Nutec, foram apresentadas as áreas de atuação de cada uma das gerências, assim como os serviços realizados e a demanda de pessoal e equipamentos necessários para o funcionamento adequado dos laboratórios. Clientes e parceiros potenciais foram discutidos, assim como a viabilidade das ações do Nutec apresentadas no Plano de Governo 7 Cearás.

Segundo Magalhães, o quadro atual de colaboradores demonstra a necessidade de um concurso público urgente e a explanação da situação financeira do Nutec de 2010 à 2014 demanda novas parcerias estratégicas. “Precisamos tornar o Nutec um endereço preferencial quando o assunto for Ciencia, Tecnologia e Inovação. Para tanto, são necessários investimentos para a recomposição do quadro de RH e modernização tecnológica.

O Secretário ficou a par dos projetos em negociação e em execução e a reunião foi finalizada com o Planejamento Estratégico do Nutec para 2015, com a definição de 16 metas prioritárias em todas as áreas da instituição.O secretário comentou ainda que o Nutec é referência em muitas estados do Nordeste por onde passou.

Inácio Aruda demonstrou interesse em acompanhar de perto o Nutec, considerando-o fonte de renda para o Estado. Comprometeu-se, ainda, em interceder, junto ao governo, na realização de um concurso público: “O Nutec é um órgão que pode ajudar o Estado com arrecadação. Essa é uma discussão que o governo deve ser convencido e eu como secretário tenho que colaborar.”

Almejando solucionar o problema de falta de recursos humanos, outra ideia do secretário seria atrair universitários à realização de seus mestrados e doutorados dentro do Nutec. Para isso, prometeu negociar bolsas para o Nutec na Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), contribuindo para a pesquisa no estado: “Pesquisador deve ganhar bem! Temos que ter por base pelo menos o pagamento exercido nas universidades. Precisamos de motivação para atrair os estudantes!” explica o secretário.

Sobre inspeção veicular, área em que o Nutec possui laboratório amplamente equipado com linha de inspeção computorizada e equipamentos para a medição do nível de ruídos e poluentes dos veículos, Inácio Arruda comprometeu-se em negociar para que frotas oficiais (estado e prefeituras) e transporte escolar como clientes: “Temos uma região metropolitana enorme, isso não inviabiliza o setor privado, pois trabalharíamos com o preço de mercado” completa.

Os dirigentes se reunirão novamente na próxima semana para tratar das concepções das decisões.

Arinne Oliveira
85 3101.6925