Secitece, Nutec e Petrobrás discutem Projeto Biopeixe

31 de março de 2015 - 19:17

 

SECITECE, NUTEC E PETROBRÁS DISCUTEM PROJETO BIOPEIXE

 

 

O Secretário da Ciencia , Tecnologia e Educação Superior Inácio Arruda e o Presidente do Nutec Francisco das Chagas Magalhães estreitaram relações com o Diretor de Biodiesel da Petrobrás da Petrobras Biocombustível, Alberto Oliveira Fontes Júnior.

 

Na sala de reunião da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), durante a tarde da última segunda-feira(30), Magalhães e sua diretoria apresentaram projetos relevantes desenvolvidos pelo Nutec na área de biocombustíveis, como o Biopeixe e o Biolubrificantes. Os projetos são alternativas aos óleos e lubrificantes produzidos a partir de derivados do petróleo, utilizando matéria prima renovável animal ou vegetal, como a gordura de peixe, no caso do óleo e a base de sementes oleaginosas, como a mamona, no caso dos biolubrificantes. Fontes também conheceu o trabalho de pirólise desenvolvido no Nutec que transforma a matéria orgânica em biooleo, biogás e biocarvão.

 

A convite do secretário, o diretor da Petrobras conheceu parte das instalações do Nutec: o Laboratório de Biocombustíveis Professor Expedito Parente, a Planta Piloto e o protótipo da maquina de extração de óleo de peixe, construida em parceria com a empresa EKIPAR, incubada no Nutec, pelo Departamento de Teleinformatica da Universidade Federal do Ceará e Laboratório de Biocombustíveis do Nutec. O Nutec possui a patente da transformação de óleo de peixe em biocombustíveis.

 

Segundo o gerente de tecnologia de alimentos e química, Jacskon Malveira, o projeto Biopeixe, teve inicio em 2008, saiu da fase de pesquisa, foi para a fase de bancada e já concluiu o protótipo do equipamento que extrai óleo das vísceras de peixe que serve de matéria prama para a conversão em biocombustível. Reuniões anteriores com representantes da Petrobrás Biocombustíveis e Secretaria da Pesca e Aquicultura do Ceará trabalharam na intenção de levar o equipamento para a comunidade de Curupati Peixes no município de Jaguaribara (à 291 km de Fortaleza) onde serão realizados os testes em campo. Atualmente, um galpão está sendo construido pela comunidade para abrigar a máquina.

 

A pesquisa nesta área iniciou no Nutec em resposta à necessidade ambiental das cooperativas de beneficiamento de pescado que buscavam soluções para destinação adequada dos resíduos gerados , bem como oportuniddae de geração de renda para a comunidade através da venda do óleo. Fontes garantiu a compra do óleo gerado.

 

 

______________________________________

Arinne Oliveira
85 3101.6925
arinne.mauricio@gmail.com

Assessoria de Comunicação, Marketing e Eventos – ASSCOM
Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – Nutec
www.nutec.ce.gov.br