Secretaria do Meio Ambiente e Nutec discutem parceria

2 de julho de 2015 - 16:58

Secretaria do Meio Ambiente e Nutec Discutem Parceria

O Secretário da Sema, Artur Bruno, presidente do Nutec, Francisco Magalhães e diretoria reuniram-se no intuito de realizar parceria na Política de Resíduos Sólidos.

O Secretario do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), Artur Bruno, reuniu-se na tarde de ontem, (1), com presidência e direção da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) no intuito de realizar parceria sobre a a política de resíduos sólidos. O presidente do Nutec, Francisco das Chagas Magalhães, destacou que é relevante a celebração de parcerias entre o Nutec e os entes públicos estaduais a fim de elevar a capacidadade de alcançar maiores resultados. Assinalou ainda que o Nutec reúne grande potencial para atrair parceiros e que vai ao longo dessa gestão devolver projetos multinstitucionais.

José Neiva, diretor de Empreendedorismo e Negócios, apresentou as principais ações do Nutec no programa de governo, tais como: o fortalecimento de associações e cooperativas de catadores visando a coleta seletiva e projetos dos consórcios municipais; o suporte técnico no aproveitamento dos resíduos sólidos; a implantação do laboratório de resíduos sólidos do Nutec, o assessoramento técnico para consórcios municipais nos projetos de aterros sanitários e usinas de biogás, dentre outros. Neiva explanou, ainda, os desafios, estratégias e projetos em andamento no Nutec.

Artur Bruno enfatizou que o trabalho do Nutec corresponde a um dos maiores desafios da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade: “O que vocês apresentam é exatamente o que estamos trabalhando. De 184 municípios do Ceará apenas dez se preocupam com a lei que é de 2 de agosto de 2014” assegura o secretário mencionando a Lei 12.305/10, de aprovada em 2010 pelo Congresso Nacional, referente a Política Nacional de Resíduos Sólidos que exigia que as cidades brasileiras acabassem com seus lixões a céu aberto até agosto do ano passado.

Para acabar com os lixões, é preciso organizar a coleta seletiva, instalar usinas de reciclagem e depositar o material orgânico em aterros sanitários. O ex deputado deu um exemplo pessoal que enfatizou a importância da conscientização da população para o tema, mas deixou claro que, sem a política da coleta seletiva, o esforço unitário será em vão: “ Meu vizinho e eu usamos cestos para a separação de lixo, mas temos que levar cada um para os locais apropriados porque o caminhão junta tudo novamente”.

O secretário, responsável pela Política de Resíduos Sólidos no Ceará, articulou a integração entre todas as secretarias interessadas no assunto: “Fizemos uma reunião com a Secretaria das Cidades, que está com o trabalho de execução dos aterros, alinhando as estratégias. Temos que encontrar uma forma de inserir o Nutec de acordo com as regras do Banco Mundial, Maria Dias (secretária executiva da Sema) dará continuidade a parceria” atestou o secretário reportando-se ao Programa PforR, plano no qual os três pilares se baseiam no crescimento econômico, com foco no crescimento profissional; na redução da pobreza, com foco na assistência à família e na sustentabilidade ambiental com ênfase na qualidade da água. “É justamente neste tema, de qualidade da água, que entra a política de resíduos sólidos.” completa o secretário.

Na fim da reunião, Artur Bruno visitou parte das instalações do Nutec, um técnico explicou o trabalho de pirólise -processo que visa obter óleo para o desenvolvimento de biodiesel a partir do lixo doméstico ou resíduos industriais- e a maquina de extração de óleo a partir das vísceras de peixe, que serve como matéria-prima para a fabricação de biodiesel, desenvolvido no Laboratório de Referência em Biocombustíveis- Professor Expedito Parente.

______________________________________

85 3101.6925