Mais Nutrição receberá selo de segurança alimentar do Nutec

4 de outubro de 2019 - 14:04 # # # # #

Fonte: Governo do Ceará

A primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, visitou nessa quinta-feira (3) as instalações da Fábrica de Sopas e Polpas do Programa Mais Nutrição, instalada na Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE). “Nas visitas que venho realizando nas entidades atendidas pelo Mais Nutrição, aproveito para ouvir as pessoas e o retorno é sempre muito positivo. Saber que o que era desperdiçado agora alimenta milhares de crianças em nosso estado, muito me orgulha. Fico bastante entusiasmada por sempre fazer mais quando vejo tanta gente comprometida e responsável realizando trabalhos sociais tão sérios, com foco na infância”, destaca.

Na ocasião, Onélia Santana participou de reunião com Francisco Magalhães, presidente da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), órgão vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), que passará a contribuir com a ação. Na oportunidade, foi apresentada a proposta de emitir o Selo SAN (Selo de Segurança Alimentar e Nutricional), para os produtos que são entregues às entidades. O objetivo é aumentar a cooperação entre os órgãos, visando melhoria na qualidade e distribuição dos produtos.

“Essa certificação vai garantir ainda mais a qualidade dos produtos distribuídos, além de fortalecer o programa. Existe uma falsa premissa de que o que é doado não tem boa qualidade e com o selo vamos provar, justamente, o contrário. Essa integração dos órgãos vem só para beneficiar o Mais Nutrição, que, com certeza, já é um programa de sucesso”, salienta o presidente do Nutec.

Durante a visita técnica, o presidente da Ceasa, Maximiliano Quintino, mostrou o funcionamento do projeto, desde a arrecadação dos alimentos, seleção, funcionamento dos maquinários, produção e distribuição dos produtos para entidades de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú.

Estruturado em cima do combate ao desperdício de alimentos, enfrentamento à fome e com foco em uma alimentação saudável, a iniciativa, que proporciona a distribuição de frutas, legumes e verduras, já beneficiou cerca de 10 mil crianças de 60 instituições, que receberam até o momento mais de 85 toneladas de alimentos, por meio da doação dos permissionários da Ceasa. Para o preparo do mix de alimentos, a ação conta também com a parceria do Grupo M. Dias Branco, que mensalmente disponibiliza 600 kg de macarrão.

Leia também: Mais Nutrição e Nutec podem fechar parceria para aumentar o controle de qualidade dos alimentos