Sucesso do NUTEC na Frutal 2012

27 de setembro de 2012 - 14:23

Os projetos inovadores e o trabalho das empresas atendidas pelos projetos do Nutec tornaram a participação da Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará na Frutal 2012 um grande sucesso! Em um estande de aproximadamente 25 metros quadrados coordenado pelo Núcleo de Empreendorismo, o Nutec recebeu a visita de pesquisadores, estudantes, produtores, empresários e curiosos. “Grande oportunidade para o Nutec expor suas patentes visando a transferência para as industrias e apresentar seus serviços.” cita Ricardo Mendes, diretor de Inovação Tecnológica do Nutec durante sua visita à feira.

A míni-usina de biodiesel estava em local de destaque para a apreciação do público. O técnico em mecânica Rosinaldo Braga retirava as dúvidas dos visitantes, explicando as etapas do processo desde a escolha das sementes oleaginosas ou resíduos de óleo de cozinha, mostrando às pessoas, de forma acessível, como o biodiesel é fabricado: “O objetivo do Nutec é transferir a tecnologia da pesquisa para o setor produtivo” explica Ana Luiza Maia, diretora do Núcleo de Negócios.

Do Parque Tecnológico do Nutec- PARTEC, a empresa incubada Policlay expunha o protótipo de um aparelho que chamou bastante atenção dos curiosos: O abrandador de grandes volumes de água que permite, com o auxílio de um produto já comercializado pela empresa, o tratamento da água salobra de acordo com a demanda de cada cliente. A ideia é prestar serviços, através de consignação do equipamento, principalmente a caldeiras industriais.

O Sistema Brasileiro de Tecnologia – SIBRATEC, coordenado pelo Nutec, apresentou o trabalho de duas empresas do setor da agroindústria que atualmente recebem atendimento prestado pelo projeto. A indústria “Sabores” oferecia para degustação frutas cristalizadas e desidratadas. A empresa “Cardial” demonstrava seus produtos a base de castanha de caju. Hoje, o SIBRATEC atende micro, pequenas e médias empresas de Fortaleza e apoia o desenvolvimento

A “Ali Polpas” lotou o estande com a distribuição de deliciosos sucos de frutas. A empresa, desde o ano passado, participa do Projeto de Extensão Industrial Exportadora -PEIEX, também coordenado pelo Nutec. “ O PEIEX nos colocou em rodadas de negócios e abriu nossa mente para a realidade da exportação, que para a gente era muito distante. Aqui na feira, ontem, por exemplo, fizemos contato com um holandês interessado em comprar nossas polpas.” explicou a engenheira de alimentos da empresa, Gleiciane Barbosa.

E os contatos durante a feira também foram úteis para o NUTEC. (Foto acima). Hoje, a instituição recebeu a visita de representantes da Bélgica para conhecer as instalações da empresa Inovagro, incubada no Nutec que trabalha com produtos a base da graviola. ” Procuramos empreendimentos brasileiros para levar para a Bélgica e trazemos investimentos da Bélgica para o Brasil” completa a representante do consulado.

O Sistema Brasileiro de Tecnologia – SIBRATEC, coordenado pelo Nutec, apresentou o trabalho de duas empresas do setor da agroindústria que atualmente recebem atendimento prestado pelo projeto. A indústria “Sabores” oferecia para degustação frutas cristalizadas e desidratadas. A empresa “Cardial” demonstrava seus produtos a base de castanha de caju. Hoje, o SIBRATEC atende micro, pequenas e médias empresas de Fortaleza e apoia o desenvolvimento tecnológico.

Arinne Oliveira
Assessoria de Comunicação e Marketing – ASSCOM
Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará – NUTEC
www.nutec.ce.gov.br
arinne.oliveira@nutec.ce.gov.br
(85) 3101.6925