Webinar aborda a importância da metrologia para a indústria 4.0

12 de março de 2021 - 14:26 # # # # #

Evento on-line ocorrerá no próximo dia 17, às 09h, no canal do YouTube do Nutec

Reconhecendo a importância da Metrologia para o avanço científico e tecnológico, o Nutec promove o webinar “Metrologia para o desenvolvimento tecnológico: A jornada para a indústria 4.0”. A transmissão será através do canal do Nutec no YouTube, no dia 17/03 (quarta-feira), às 09h. As inscrições são gratuitas, com certificado de participação ao final do evento, e podem ser realizadas no link .

A metrologia tem como objetivos prover confiabilidade, credibilidade, universalidade e qualidade às medições, propriedades obrigatórias em diversos processos, como tecnológicos, científicos e industriais. Jackson Silva, gerente da qualidade do Nutec e mediador do evento, destaca o papel fundamental da uniformidade internacional das medições. “Eu costumo dizer que a metrologia está presente na base do desenvolvimento tecnológico e na fronteira do desenvolvimento científico”, salienta.

Para falar sobre o tema, o webinar contará com a participação de nomes importantes da área da metrologia: André Sousa, Ari Clecius, Janaina Sobreira, Luiz Soares, Paulo Couto, Pedro Yuri e Walter Link. O objetivo é difundir conhecimento e tecnologia no Ceará e no país.

“Eventos como esse, são importantes contribuições para a formação e o desenvolvimento de futuros profissionais, bem como para suprimir conhecimento científico e tecnológico aos profissionais atuantes no mercado nacional e internacional”, enfatiza Jackson.

A globalização dos mercados, evidenciada nas últimas décadas, põe em prática um dos principais objetivos da metrologia que é fornecer a confiabilidade às medições e garantir que especificações técnicas proporcionem uma uniformidade.

Participação

Os interessados em participar do webinar podem fazer suas inscrições gratuitas pelo link. O evento será transmitido pelo canal do YouTube do Nutec (NutecCe).

Palestrantes

André Sousa é professor da IFSC, tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Metrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: medição por coordenadas, metrologia dimensional, máquinas-ferramenta, ensaios geométricos e metrologia óptica. É autor do livro “Fundamentos de metrologia científica e industrial”.

Paulo Couto é químico, professor, mestre em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos . Foi homenageado no Prêmio Nacional de Metrologia Científica e Industrial do Inmetro – onde atuou de 1982 a 2019 como chefe do Laboratório de Pressão do Inmetro também atuando como avaliador da Rede Brasileira de Calibração.

Walter Link é doutor em Engenharia Mecânica com especialização em metrologia, além dos títulos de Doutor Notório Saber pela USP e pela UFRN. Walter é autor dos livros “Metrologia Mecânica – Expressão da Incerteza de Medição” ; “Tópicos Avançados de Metrologia Mecânica”; “Confiabilidade Metrológica e Suas Aplicações”; “Metrología Mecánica – Expresión de la Incertidumbre de Medición” e atualmente prepara seu 4º livro.

Dr. Pedro Yuri Paiva Lima possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (2009). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: eletrofisiologia invasiva, antiagregantes plaquetários, suporte avançado de vida, arritmia, marcapassos, ressincronizadores e desfibriladores.Electrophysiology Fellow (Cardiology) McGill University Health Center, Montreal, Quebec, CA 2017-01-17 to 2020-09-20

Janaína Sobreira é graduada em Química Bacharelado e Química Industrial com Mestrado e Doutorado em Engenharia e Ciência de Materiais pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com estágio no grupo de medicina do instituto INL (Iberian Nanotechnology) diagnóstico e tratamento cancerígeno (Portugal/Braga 2016-2018) com o desenvolvimento de nanopartículas utilizadas como agentes de contrastes cancerígeno bimodais aplicados a Ressonância Magnética por Imagem (MRI). Possui experiência nas áreas de síntese, funcionalização e caracterização de novos nanomateriais (Nanotubos orgânicos e inorgânicos, nanofolhas, nanopartículas magnéticas,óxido de grafeno, grafeno, nanopartículas de prata e nanopartículas magnéticas). Atualmente é supervisora do LRO/Gerência de Materiais e membro da Comissão Técnico-Científica do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (NUTEC) sendo responsável pela consolidação da plataforma tecnológica Ceará Nanotecnológico no âmbito ICTs-Indústria.

Ari Clecius possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará (2003), mestrado em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela Universidade Federal do Ceará (2009) e doutorado em Engenharia Civil (Recursos Hídricos) pela Universidade Federal do Ceará (2015). Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Saneamento Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento de água efluentes por processos oxidativos avançados,e adsorção, resíduos sólidos com foco em compostagem e produção e purificação de biogás, combustível derivado de resíduos (CDR), técnicas cromatográficas e ferramentas estatísticas como delineamento de experimentos, análise multivariada e aprendizado de máquina. Atualmente é coordenador do Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes da Autarquia Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Estado do Ceará.

Luiz Soares tem doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB (2010), Mestrado em Metrologia Científica e Industrial pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC (2000) e Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará – UFC (1996). Atualmente é professor adjunto IV do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Ceará – UFC. Foi Coordenador do Curso de Engenharia Mecânica de 2015 a 2019. Coordena, desde 2009, o Laboratório Metrologia Mecânica da UFC, acreditado pela Cgcre sob numero 261.