1ª edição do InovaEco, do Nutec, reúne representantes de 38 munícipios cearenses

14 de dezembro de 2021 - 10:27

Foram oferecidas capacitações e oportunidades para público de mais de 120 pessoas de todo o estado

Na última quarta-feira, foi realizada a 1ª edição do InovaEco – Simpósio Nutec de Tecnologias Ambientais. O Evento presencial teve a participação de palestrantes e parceiros de instituições convidadas, como a UFC, ABNT e GNR Fortaleza, além de especialistas do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec).

O evento teve início com as boas-vindas do Secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, que enfatizou a importância de existirem momentos como este, nos quais há reflexões, aprendizado e valorização da ciência, área vista por ele como prioritária e estratégica.

Palestras

Os participantes acompanharam, pelo período da manhã, três palestras com a temática “Contribuição da Normalização para Gestão de Resíduos Sólidos” o sr. Mario William Esper,  Diretor de Relações Institucionais da ABCP e Presidente do Conselho Deliberativo da ABNT, destacou que apesar de passados 10 anos da promulgação da lei de resíduos sólidos o panorama de destinação correta se mantém quase inalterado. Ele citou ainda a importância da economia circular para correção deste grave problema.

A segunda palestra da manhã contou com a presença do urbanista Tarcísio Pinto, da empresa I&T, que apresentou de forma didática os casos de sucesso de tratamento de resíduos na região dos Inhamuns e destacou a problemática do encerramento dos lixões.

Para finalizar as palestras do período da manhã, o pesquisador sênior do Nutec, Dr. Epitácio Filho, apresentou o tema “Arranjos Inovadores Agri Voltaicos para Sustentabilidade da Lavoura e Pecuária de Pastagem em Regiões Semiáridas”, destacando as principais aplicações em meio urbano para em seguida apresentar as oportunidades que se aplicam ao semiárido nordestino, e as possibilidades de mitigação no semiárido, destacando a experiência do Nutec em projetos fotovoltaicos.

No período da tarde, o evento teve a palestra “Gestão de Resíduos Sólidos”, onde o coordenador do Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes, Dr Ari Clecius, apresentou conceitos, dados, projetos e depoimentos sobre tecnologias aplicadas a tratamento de resíduos, numa linguagem descomplicada, voltada para gestores ambientais municipais e representantes de consórcio. “É importante que os gestores ambientais e tomadores de decisão compreendam os novos prazos que estão no novo marco do saneamento são mais que um desafio, é uma obrigação desta geração com as gerações futuras.”, comenta Ari.

Na segunda palestra da tarde, o diretor técnico da GNR Fortaleza, apresentou um estudo de caso da purificação e comercialização de biometano extraído de aterro como uma forma de mitigação e descarbonização da matriz energética. Atualment,e além do biometano,  o dióxido de carbono purificado na planta pode ser usado em diversas áreas, como gases especiais, gases medicinais e gases para a indústria de alimentos, aguardando legislação específica.

Logo a seguir o professor Dr. Ronaldo Stefanutti, coordenador do laboratório de resíduos sólidos e efluentes pela UFC, abordou o tema de produção de biogás a partir de resíduos sólidos urbanos e o potencial para gerar receita, destacou ainda a unidade piloto de produção de biogás do nutec e as possibilidades de pesquisa e prestação de serviços.

Na terceira palestra, a especialista em Inovação do Nutec,  Silvanira de Oliveira, destacou as possibilidades e oportunidades de gerar inovação a partir de resíduos, colocou a estrutura do Nutec, através  de seu Núcleo de Inovação Tecnológica, à disposição dos consórcios.

Para finalizar, o especialista em veículos autônomos não tripulados, Dr. Lizandro Amaral, do Nutec,  abordou a temática do uso de drones como ferramenta para apoio à gestão ambiental e a sua regulação junto a ANAC.

O evento teve ainda um treinamento em compostagem e horta orgânica, onde foram apresentando os conceitos de forma didática, com inovação em automação dos sistemas, demonstração de microgeração de energia fotovoltaica, contando com a presença de um público diversificado de agricultores, índios e quilombolas.

Estiveram presentes no evento mais de 120 pessoas, 38 municípios, e representantes de consórcios de resíduos sólidos.