Artigo de Opinião: Um olhar sensível sobre o Black Lives Matter

8 de junho de 2020 - 11:35 # # # #

Autor: Coordenador da Agência de Inovação do Nutec - Eduardo Lima

Pensei, pensei muito se a produção de qualquer conteúdo nesse momento de conflitos e lutas não ocuparia um lugar de estranheza e ainda mais distanciamento. Temos numa ponta a pandemia da Covid-19, que ameaça e frustra os planos e a esperança de tantos empreendedores, e na outra as tensões raciais nos Estados Unidos, que reforçam uma luta que deveria ser de todos. No meio disso tudo, eu e você, tentando desembaçar as lentes para não perder a lucidez e a sensibilidade diante do caos.

A cultura da nossa incubadora tem raízes na empatia, na tolerância e na justiça. Por isso, em respeito ao atual momento em que vivemos e, principalmente, a uma fala engasgada de tantos que conheço, o conteúdo dessa semana coloca em evidência a voz dos que lutam pela vida, pela igualdade. Somamos esforços aos movimentos de paz que também não querem deixar os gritos de Eric Garner, Miguel Otávio, João Pedro e tantos outros irem com eles.

Nesse momento, levantar a #blacklivesmatter é a nossa afirmação de que somos sensíveis à humanidade das pessoas negras, é a nossa contribuição para tentar acabar com a face de uma sociedade que silencia, é dar destaque aos atos pacificados de resistência que lutam contra o racismo no mundo. Afinal de contas, como diz Emicida, “no caminho da luz, todo mundo é preto”.

Sobre o autor

Eduardo Lima

Coordenador de Inovação – Nutec
Professor do Curso de Administração – Unice Ensino Superior
Mestre em Administração – PPGA/UECE
Pesquisador do Grupo Integra Saberes sobre Trabalho, Organizações e Gestão – PPGA/UECE