Dia Mundial da Conscientização da Corrosão

25 de abril de 2023 - 12:10 # #

A data foi instituída em 2010 pela World Corrosion Organization (WCO)

Comemorado em 24 de abril, o Dia Mundial da Conscientização da Corrosão possui como objetivo aumentar a conscientização sobre a importância do estudo da corrosão e suas implicações em diversos setores, desde a construção civil até a indústria de petróleo e gás. Além de ser considerada uma oportunidade para discutir avanços e desafios na prevenção e controle da corrosão e destacar a importância da educação e treinamento de profissionais.

A corrosão é um processo natural que pode afetar a durabilidade, segurança e custo de manutenção de muitos produtos e estruturas metálicas. É causada por uma reação eletroquímica, em raras condições por uma reação química, entre o metal e o meio ambiente em que está inserido. Dessa forma, é fundamental estudar a corrosão para entender como ela afeta os materiais metálicos e desenvolver técnicas de prevenção e controle.

Estudar a corrosão também é importante para a economia, pois muitas indústrias, como a de petróleo e gás, transportes, construção e aeronáutica, dependem de materiais metálicos para suas atividades. A corrosão pode causar perdas significativas, já que é um processo irreversível que deteriora o material, tornando-o impróprio para a finalidade a que se destina, causando a custos adicionais de reparo e substituição. Além disso, a corrosão pode afetar a segurança de veículos, navios, aviões entre outros. Um exemplo de como a corrosão pode afetar as estruturas é a ponte de Tacoma Narrows, que colapsou em 1940 devido à corrosão nos cabos de suspensão.

Entre os principais temas discutidos no Dia Mundial da Conscientização da Corrosão estão a seleção de materiais resistentes à corrosão, a aplicação de revestimentos protetores, o controle do ambiente e o uso de inibidores de corrosão. Essas técnicas são fundamentais para prevenir ou controlar a corrosão e garantir a durabilidade e segurança de diversos produtos e estruturas metálicas.

Além dos aspectos técnicos, o Dia Mundial da Conscientização da Corrosão também destaca a importância da educação e treinamento de profissionais. É fundamental que os profissionais envolvidos em setores que utilizam materiais metálicos estejam capacitados para prevenir e controlar a corrosão, garantindo a segurança e eficiência de seus produtos e equipamentos.

Fonte: https://abraco.org.br/

Tratamento de Superfície e Corrosão no Nutec

A instituição atua nos segmentos: eletro-metal-mecânico, construção civil, energia elétrica (distribuição e geração), transportes, telecomunicação e das indústrias de cera da carnaúba, tintas e produtos químicos de tratamento de superfície e autocorrosivos.

Oferece consultoria, treinamneto, pesquisa aplicada, transferência de tecnologia, elaboração de recomendações e normas técnicas junto à ABNT e de ensaios específicos. Atua ainda com pesquisa e classifica a agressividade atmosférica dos micro climas no Ceará, elaborando o Mapa da Corrosividade Atmosférica do Estado.