Nutec inaugura impressora 3D de última geração

20 de outubro de 2023 - 14:02 #

Equipamento tem potencial de impactar a economia local, impulsionar o progresso tecnológico do Ceará e oferecer possibilidades de inovação em diversas áreas.

 

O Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará, por meio da secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), alcançou um importante avanço no campo da tecnologia de impressão 3D no Ceará: a aquisição e inauguração da 3D Envisiontec Xede 3SP, equipamento de alta precisão destinado a produzir protótipos para utilização em contextos educacionais, para aplicações técnicas e para a área de pesquisa.

A tecnologia tem potencial de impactar a economia local, impulsionar o progresso tecnológico do Ceará e oferecer possibilidades de inovação e desenvolvimento de pesquisas em diversas áreas.

Para o presidente do Nutec, Francisco Magalhães, a visão estratégica do Governo do Ceará sobre a importância de investimentos em tecnologia se materializa na modernização da infraestrutura do Nutec, que tem como missão ser provedor de soluções em benefício da sociedade cearense.

“A instituição ampliou a atuação do laboratório de Automação e Robótica com a aquisição de equipamentos de última geração, vindos da Alemanha. Esses avanços revelam em qual direção o Estado do Ceará se encontra nesse momento: de transformação pela tecnologia e da inovação com foco no desenvolvimento sustentável e inclusivo”, comemora Magalhães. 

3D Envisiontec Xede 3SP

Equipe do Centro de Automação e Robótica do Nutec

O processo de impressão da máquina se baseia na tecnologia SLA (Stereolithography Apparatus), conhecida por sua alta precisão e capacidade de criar peças com detalhes finos e superfícies suaves. 

“A 3D Envisiontec Xede 3SP nos permite participar de projetos que exigem a elaboração e confecção de peças que possuem design complexo, difícil de serem feitos na usinagem convencional”, pontua Manfredo Lins e Silva, Gerente de Mecânica, Elétrica, Energia e Automação do Nutec.

Um dos diferenciais da nova impressora é a capacidade de reposição rápida de peças perdidas ou desgastadas de diversos tipos e portes de equipamentos, eliminando a necessidade de importações e promovendo agilidade para os serviços.

O gerente explica que o equipamento é um dos mais modernos do mercado e que a aquisição permitirá que o Nutec ofereça suporte nas áreas de Automação e Robótica, Indústria Automobilística, Saúde, Energias Renováveis, Indústria Aeroespacial, Eletrônica, Informática, Telecomunicações, entre outros segmentos.

“O Nutec já tem ampla experiência no campo da impressão 3D, além de uma equipe de pesquisadores extremamente qualificados, por isso, nossa expectativa é que a nova tecnologia possa alavancar importantes parcerias com a Indústria, Universidades, pesquisadores e ICTs do Brasil e exterior”, destaca Manfredo.

Evento interno para apresentação do equipamento