Gestão de resíduos é tema de reunião entre Nutec e Sema

19 de janeiro de 2024 - 14:50

Na última quinta-feira (18), a equipe do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) participou de reunião com representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema). O encontro foi realizado com o objetivo de estabelecer uma rede de cooperação entre entidades para idealizar e executar ações na área de gestão de resíduos.

Um dos assuntos de maior relevância no encontro foi o projeto “Pacto pelo Rio Maranguapinho”, que visa, entre outras ações, implementar ecobarreiras em um dos afluentes do rio. A tecnologia é capaz de filtrar e conter os resíduos, diminuindo as consequências ambientais da poluição, como o desequilíbrio ambiental da fauna e da flora da região e a contaminação bacteriana do rio e entorno.

Para contribuir com o projeto, o Nutec vai atuar nas etapas de coleta, análise e diagnóstico do material poluente, como explica a coordenadora da área laboratorial da instituição, Rosa Abreu. “O processo deve incluir ainda a destinação consciente dos recicláveis separados pelos catadores e a compostagem e horta para os resíduos orgânicos”, complementa Rosa.

A convite do secretário executivo da Sema, Gustavo Vicetino, os colaboradores do Nutec, Jackson Malveira (Negócios) e Dr. Ari Clecius (Meio Ambiente), farão parte do Grupo de Trabalho (GT) Pacto pelo rio Maranguapinho.

“A participação do corpo técnico do Nutec vai proporcionar ao GT infraestrutura qualificada em termos de caracterização de microcontaminantes e desenvolvimento de tecnologias de remediação”, explica Ari Clecius.

Saiba mais

O Maranguapinho é o maior afluente do rio Ceará, nasce na Serra de Maranguape e desemboca no rio Ceará a 26km. A área da bacia do rio Maranguapinho tem 6571,53ha, abrange além de Maranguape, os municípios de Maracanaú, Fortaleza e Caucaia. É o maior afluente do rio Ceará.

Informações: sema.ce.gov.br