Pesquisadora do Nutec participa de missão na Europa e destaca parcerias técnico-científicas

12 de setembro de 2024 - 16:00 # # # #

Paula Facó - Ascom Nutec

O intercâmbio teve como foco a expansão de parcerias e o fortalecimento da atuação internacional do Nutec

A pesquisadora do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), Crisiana Nobre, participou de uma missão na Europa com foco na ampliação de parcerias técnico-científicas na área de Tecnologia de Alimentos. A viagem foi realizada em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), por meio do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos (PGTA), e teve como foco a expansão de parcerias e o fortalecimento da atuação internacional do Nutec.

Em Portugal, a pesquisadora visitou a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), onde conheceu a infraestrutura laboratorial da instituição e participou de reuniões com a pró-reitoria da universidade. O objetivo foi estabelecer um plano de trabalho colaborativo entre o Nutec e a UTAD, identificando áreas de convergência para a realização de pesquisas conjuntas. Um dos pontos discutidos foi a promoção de um seminário internacional online, que permitirá uma conexão mais sólida entre as instituições.

Além da agenda em Portugal, Crisiana Nobre, ao lado da professora Maria Aparecida Liberato Milhome — coordenadora do Mestrado em Tecnologia de Alimentos (PGTA) do IFCE – Campus Limoeiro do Norte, esteve presente no Congresso Mundial de Tecnologia de Alimentos – IUFOST 2024, realizado em Rimini, na Itália. O evento reuniu especialistas de várias partes do mundo para discutir os avanços no setor alimentício.

Durante o congresso, a equipe apresentou seis trabalhos de pesquisa nas áreas temáticas de contaminantes ,determinações analíticas e embalagens biodegradáveis .Essas apresentações destacaram o compromisso da instituição com o avanço científico, reforçando a importância de parcerias nacionais e internacionais para impulsionar o desenvolvimento de novos projetos de pesquisa.

Crisiana Nobre e Maria Aparecida Liberato Milhome

A missão na Europa representa um marco na trajetória do Nutec e do IFCE-PGTA, fortalecendo a colaboração entre as instituições e promovendo a troca de conhecimento em áreas essenciais, como a Tecnologia de Alimentos e a Inovação.

“A expectativa é que essa cooperação traga benefícios significativos para o desenvolvimento de pesquisas e a mobilidade de pesquisadores do Nutec, UTAD e demais instituições envolvidas como também a elaboração de projetos de pesquisa e extensão em conjunto “, explica Crisiana.