Inscrições prorrogadas para o PVE 2023

14 de janeiro de 2023 - 07:04 # # # # # # # #

As inscrições para o Programa Você, Empreendedor (PVE) foram prorrogadas até o dia 29 de janeiro. Para participar da seleção, os candidatos devem responder ao formulário de inscrições disponível aqui.

Programas de incubação de empresas como o PVE do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) oferecem suporte a empreendimentos em suas etapas iniciais, com a finalidade de contribuir nas fases de maturação, estruturação e desenvolvimento do negócio.

Emmanuel Ribeiro, especialista em gestão de projetos e membro do PVE, salienta que a proposta é receber ideias que ainda estão em fase de ideação. “A missão da equipe da incubadora juntamente com o corpo de mentores e consultores que o PVE disponibiliza é fazer essa ideia que está ainda na cabeça tornar-se um negócio inovador que resolve problemas reais”.

Para a turma de 2023 serão selecionadas prioritariamente iniciativas alinhadas com atuação técnica do Nutec, que compreende as áreas de Alimentos, Materiais, Energias Renováveis, Meio Ambiente, Agronegócio, Internet das Coisas (IoT), 3D, Indústria 4.0, Educação, Ciência de Dados e Segurança da Informação.

Entre os benefícios do PVE para as startups estão: jornada customizada e personalizada; mais de 100 horas de mentorias e consultorias em grupo e individuais; acesso às instalações do Nutec; assessoria em marca e registro de software; parceria e desconto em serviços especializados para startups; conexões com empresas parceiras e rede de mentores; preparação para rodadas e encontros com investidores.

Seleção

O processo seletivo é composto por duas fases: a primeira, de caráter eliminatório, consiste na verificação formal quanto à conformidade e atendimento aos critérios definidos pelo edital. Na segunda etapa, as startups são convocadas a apresentar um pitch que deverá responder:

1. O problema que a solução resolve;
2. A solução que está sendo proposta;
3. A oportunidade de mercado e os potenciais concorrentes;
4. A equipe que vai desenvolver a solução;

A apresentação tem duração máxima de 5 minutos, e é realizada em formato on-line. Será avaliado o grau de inovação e escalabilidade da solução; o conhecimento técnico do time; a aderência com as áreas de atuação do Nutec e a disponibilidade do empreendedor.

Reconhecimento

Modelo de sucesso, o Programa Você, Empreendedor (PVE) foi tema de apresentação na 32º Conferência Anprotec, em 2022. O artigo “Case Você, Empreendedor: a experiência metodológica de um programa de Incubação de startups” demonstrou o método, a estratégia e os resultados obtidos nos primeiros anos de atuação da incubadora de empresas do Núcleo de Tecnologia de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec).

De autoria da equipe da Agência de Inovação – setor do Nutec responsável pelo gerenciamento dos programas de empreendedorismo – o trabalho foi apresentado pelo gestor de projetos Emmanuel Ribeiro, e teve como principal objetivo estimular iniciativas similares no âmbito governamental que possam promover o desenvolvimento de negócios inovadores dentro do estado de origem.

A Associação Brasileira de startups (Abstartups) afirma que o número de startups no Brasil mais que triplicou de 2015 a 2019, apresentando uma taxa de crescimento de 26% ao ano. Uma das razões para o aumento de iniciativas mapeadas é o surgimento de programas de incentivo, como o desenvolvido pelo Nutec e por outras 363 incubadoras de empresas, 43 parques tecnológicos e 57 aceleradoras em todo o país, de acordo com dados da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

PVE 2023

Edital: Clique aqui

Inscrições: Clique aqui

Cronograma:

Saiba mais: Clique aqui