Nobel de Química em 2023 premia a descoberta e utilização de pontos quânticos

16 de outubro de 2023 - 12:30 # #

Nutec utiliza a tecnologia em estudos que visam produzir tintas nanotecnológicas e em projetos de divulgação científica

O Prêmio Nobel de Química em 2023 foi concedido a três cientistas pela descoberta dos pontos quânticos (quantum dots): Moungi G. Bawendi, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Estados Unidos); Louis E. Brus, da Universidade de Columbia (EUA); e Alexei I. Ekimov, da Nanocrystals Technology Inc. (EUA).

O Nutec, como uma das entidades de maior destaque no estado do Ceará quando o assunto é o desenvolvimento de novas tecnologias, está alinhado com as tendências globais na área de Química. Isso se reflete no uso dos pontos quânticos pelos pesquisadores da instituição em pesquisas e em projetos de difusão e popularização da Ciência.

Produção de conhecimento

A equipe do Nutec dedicada à pesquisa de Nanomateriais, em parceria com o Grupo de Química de Materiais Avançados (GQMAT), da UFC, teve um trabalho aprovado no LatinCORR e Intercorr 2023. Intitulado “Efeito da Fotoluminescência dos Nanomateriais na Verificação de Corrosão em Aço Carbono”, o estudo busca explorar a capacidade fotoluminescente dos pontos quânticos para a produção de tintas e analisar os efeitos de corrosão quando essas tintas são aplicadas sobre o aço.

Popularização da Ciência

Por meio do Laboratório Móvel do Nutec, a equipe de Nanomateriais demonstra a utilização de pontos quânticos em eventos científicos. A iniciativa visa sensibilizar crianças, adolescentes e adultos sobre o mundo da ciência através de uma abordagem prática, com ensaios e experimentos científicos em tempo real. A demonstração já fez parte da programação da Feira do Conhecimento 2022 e da Feira do Conhecimento Regional de 2023, realizada em Beberibe-CE.

Pontos Quânticos

Os pontos quânticos são nanopartículas formadas por materiais condutores, como metais, e apresentam propriedades notáveis, sendo a principal delas a fotoluminescência, que se refere à capacidade de emitir luz quando expostos a uma fonte de excitação.

A tecnologia tem sido aplicada em diversos tipos de estudos, atuando como sensores para identificação de substâncias específicas, na produção de imagens e na fabricação de televisores e lâmpadas de LED.