Nutec amplia participação na Feira do Conhecimento em 2023

28 de novembro de 2023 - 10:12

A programação destaca o alinhamento da instituição com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

 

O Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) se prepara para mais uma edição da Feira do Conhecimento, evento promovido pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) nos dias 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro, das 14h às 21h, no Centro de Eventos do Ceará. As inscrições são gratuitas.

Com o tema Nutec 2030: Todos Pelo Planeta, a instituição vai proporcionar ao público a imersão nos eixos: Combate à Fome, Energias Renováveis, Agroecologia, Sustentabilidade, Empreendedorismo e Inovação, com destaque ao alinhamento do Nutec com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para o presidente da entidade, Francisco Magalhães, fazer parte desse importante evento de fomento à ciência no Ceará é um compromisso com a difusão e a popularização do conhecimento. “Participamos de todas as edições da Feira e a cada ano nossa equipe se empenha em oferecer atividades cada vez mais inclusivas, com o objetivo de aproximar mais pessoas da Ciência, da Tecnologia, da Inovação e do Empreendedorismo. A participação do Nutec vai surpreender os visitantes”, promete Magalhães.

Empreendedorismo

Durante a FdC 2023, o Nutec realiza o evento mais importante para as startups do Programa de Incubação de Empresas Você, Empreendedor: o Demoday, oportunidade em que os participantes apresentam seus modelos de negócios em formato de pitch para potenciais investidores. O evento é aberto ao público e acontece no palco Conexão da FdC no dia 30 de novembro, às 16h15. 

Agroecologia 

Com a presença de representantes de entidades, pesquisadores, técnicos e agricultores, o estande do Nutec na FdC sedia o Lançamento da publicação: “Serra da Ibiapaba: um panorama sobre agrotóxicos e agroecologia”, obra resultante de uma ampla pesquisa realizada pelos especialistas do Nutec, por meio do Banco do Nordeste (BNB) e com a parceria da Universidade Federal do Ceará (UFC), na Serra da Ibiapaba. As atividades têm início às 16h30 do dia 30 de novembro de 2023.

Painel do Conhecimento e Bicicletas Geradoras de Energia

O Nutec vai inaugurar novos equipamentos destinados à difusão e à popularização da Ciência na FdC 2023. Com uma linguagem simples, acessível e lúdica, a instituição apresenta aos visitantes o Painel do Conhecimento, plataforma de conteúdos audiovisuais pensados para atrair crianças e adolescentes para o mundo da Ciência.

A estreia do painel conta com uma animação inspirada no universo dos jogos digitais produzida por pesquisadores especialistas do Nutec sobre o ciclo do Hidrogênio Verde (H2V). O material tem como objetivo traduzir assuntos técnicos complexos e torná-los acessíveis e instigantes para os mais jovens. 

Para explorar o tema Energias Renováveis na prática, a equipe do Centro de Automação e Robótica do Nutec desenvolveu bicicletas geradoras de energia para proporcionar ao público uma prática na temática das Energias Renováveis. 

As atrações ficarão disponíveis nos 3 dias de evento no estande do Nutec, das 14h às 21h.

Palco Nutec

O estande do Nutec vai receber  importantes discussões sobre os temas: Energias Renováveis e Combate à Fome. Todas as atividades são abertas ao público.

Serviço

Nutec2030: Todos pelo planeta – FdC 2023
Dias: 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro
Local: Feira do Conhecimento.
Centro de Eventos do Ceará- Av. Washington Soares, 999.
Inscrições: gratuitas pelo site: feiradoconhecimento.com.br