Nutec é instituição de referência na área de resíduos sólidos

25 de agosto de 2021 - 14:22

Laboratório especializado do Núcleo oferece suporte técnico aos municípios cearenses

Na última terça-feira, 24, O Nutec (Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará) recebeu a visita do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, para solenidade de assinatura do Termo de Cooperação entre Secitece, Nutec, Aprece e Agace. O documento reconhece o Nutec como instituição de referência para suporte técnico especializado na área de resíduos sólidos e manejo.

Assinaram o termo o presidente do Nutec, Francisco Magalhães; o secretário Inácio Arruda (Secitece); o presidente da Aprece, Francisco de Castro Menezes Júnior; e o presidente da Agace, Elano Damasceno. Também estiveram presentes na ocasião os representantes de consórcios públicos na área de resíduos sólidos do Ceará.

Durante a solenidade, o secretário Inácio Arruda falou sobre o trabalho que o Nutec vem realizando em seus laboratórios, nas diversas linhas de pesquisa, com uma equipe composta por mestres e doutores. “O Nutec se preparou para oferecer esse serviço”, disse o secretário, acrescentando que “os resíduos sólidos geram riqueza e energia”.

O Gerente de Negócios do Nutec, Gabriel Aguiar, explica que o acordo firmado entre as instituições faz parte da atribuição da entidade de prestar suporte à sociedade, indústrias e setor público. “Os municípios vão encontrar no Nutec, mão de obra especializada, com expertise na área ambiental, para executar suas políticas de resíduos sólidos.

Para o presidente do Nutec, Francisco Magalhães, a presença do secretário Inácio Arruda na solenidade demonstra que o tema da gestão de resíduos sólidos é prioridade para o Estado, que firma mais uma ação conjunta para atuar ativamente na agenda ambiental do Ceará.

Larse

O Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes é um projeto pioneiro no estado do Ceará, que surgiu a partir de uma parceria entre Nutec e UFC para o atendimentos às indústrias, órgãos ambientais e consórcios de resíduos sólidos, tanto na prestação de serviços e consultorias tecnológicas, bem como no desenvolvimento de soluções inovadoras no tratamento de efluentes e resíduos sólidos.

O laboratório possui diversas linhas de pesquisa e uma equipe composta por mestres e doutores, além de profissionais capacitados nas normas ISO 17025, boas práticas de laboratório e cálculos de incerteza de medição.

Para o coordenador do Larse, Ari Clecius, o laboratório possui serviços que permitem que as empresas estejam de acordo com as legislações ambientais. “Oferecemos uma gama de serviços de análises exigidas por diversas normas ambientais, sejam elas federais, estaduais ou municipais, como COEMA n° 02/2017 e NBR 10004 para classificação de resíduos”, enfatiza.

Ronaldo Stefanutti, coordenador do laboratório por parte da UFC, destaca a importância do equipamento para o desenvolvimento de pesquisas. “A inauguração do laboratório também é importante aos objetivos acadêmicos, com a sua utilização na formação de pesquisadores dos cursos de graduação, pós-graduação (mestrados e doutorados), além de estágios. O Larse abre oportunidades de aproximar a universidade da população, com a possibilidade de realização de trabalhos nas áreas de desenvolvimento regional associado à área ambiental”, observa

Fotos: Chico Gomes