Nutec e Nuface dão primeiro passo para confecção de prótese auricular personalizada

28 de março de 2022 - 11:44

Paciente com Microtia foi o primeiro a testar a inovação.

O Nutec (Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará) em ação conjunta com o Nuface (Núcleo de Defeitos da Face do curso de Odontologia da UFC) realizou, na última quinta-feira (24), o primeiro passo para a confecção de uma prótese auricular totalmente personalizada. Criada a partir do escaneamento da orelha saudável do paciente, a prótese pode beneficiar pessoas com deformidades bucomaxilofaciais congênitas ou decorrentes de traumas e lesões.

Daniel de Sena, paciente do Nuface, foi o primeiro a testar a inovação. Ele nasceu com Microtia, uma má formação na região do pavilhão auricular. O processo de produção da prótese personalizada se deu pelo escaneamento do pavilhão auricular esquerdo, seguido pelo espelhamento do modelo 3D deste para se obter o pavilhão auricular direito. “Foi a primeira vez que participei do processo de confecção da prótese auricular utilizando o escaneamento facial. Fiquei impressionado com a tecnologia envolvida no processo! O escaneamento é de alta precisão e permitirá a confecção de uma prótese fidedigna. Não pude deixar de, no final, parabenizar toda a equipe envolvida nessa parceria. Foi extremamente gratificante poder testemunhar a evolução desse tipo de trabalho. Torço para que mais e mais pessoas possam ser beneficiadas do uso dessa tecnologia no futuro”, comenta Daniel.

O escaneamento digital 3D consiste em analisar um objeto ou parte do corpo, e criar o seu modelo 3D a partir de uma nuvem de pontos, que serão conectados gerando um objeto. Para Renan Moura, Supervisor da Gerência de Mecânica, Elétrica, Energia e Automação do Nutec “esse scanner foi uma ótima aquisição do Governo do Estado do Ceará, que é capaz de gerar modelos 3D em tamanho real, com uma precisão de ate 0.04mm, ideal tanto para órteses e próteses, quanto para a indústria, na fabricação de peças com um alto grau de precisão e confiabilidade”.

O procedimento está passando por fases de testes, e em breve estará disponível para o público com necessidades de reabilitação.