Nutec e Sedet se reúnem para analisar a qualidade do atum da costa cearense

3 de agosto de 2021 - 14:02

O estado é segundo maior exportador de pescados do país

 

Na última quarta-feira (28), o Nutec (Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará) recebeu uma comitiva de engenheiros da Sedet (Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho) e do Centec (Instituto Centro de Ensino Tecnológico) para discutir análises de atum pescados na costa cearense.

O Ceará é segundo maior exportador de pescados do país, e tem o atum como um dos produtos de maior relevância no setor. Países como Austrália, China, Canadá, Marrocos, Chile, Peru, Estados Unidos, Japão e outros recebem os produtos exportados pelo Ceará.

Serão realizadas coletas de produtos desde a sua chegada até o porto de desembarque. O objetivo é estabelecer padrões de captura, armazenamento e transporte que garantam uma melhor qualidade do atum destinado ao mercado consumidor.

O gerente de negócios do Nutec, Gabriel Aguiar, relata que a instituição tem expertise nas análises de pescados, realizando ensaios microbiológicos, físico-químicos, e de metais, com certificação ABNT ISO 17025. ” Nessa parceria com a Sedet, o Nutec será essencial para o monitoramento da qualidade dos peixes pescados em nosso litoral. Assim, o estado garantirá a exportação de um produto com padrões internacionais de qualidade”, explica Gabriel.

A parceria entre as instituições corrobora as ações previstas nas estratégias da Sedet para o setor de pescados do estado, e com o compromisso institucional do Nutec de ofertar suporte tecnológico ao estado e suas empresas.

A iniciativa conta ainda conta o apoio da adece (Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará), e visa o desenvolvimento sustentável e integrado da pesca e aquicultura do Ceará.