Nutec e Unilab buscam novas parcerias em projetos de tecnologia e inovação

14 de maio de 2019 - 15:47 # # # #

No último dia 16 de abril, a Reitoria da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) promoveu uma reunião técnica com a participação de profissionais envolvidos em ensino, pesquisa e desenvolvimento tecnológico do Ceará. A Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), parceira da Unilab, teve participação em destaque do presidente do Nutec, apresentando a dinâmica, os novos projetos e investimentos na área de tecnologia para o Ceará.

Segundo o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (Nit/Unilab), professor do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (Icen), Aluísio Fonseca, a dinâmica do evento buscou traçar parcerias em potencial, além de fomentar novas parcerias entre as instituições. para a criação de um parque tecnológico na Unilab.

Entre os presentes, além do reitor da Unilab e sua equipe (Chefia de gabinete, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg), Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável (IEDS), Intituto de Desenvolvimento Rural (IDR), Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Instituto de Educação a Distância (IEAD), Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI)), o presidente do Nutec, Francisco das Chagas Magalhães, e sua equipe, composta por 15 profissionais (engenheiros, administradores, advogada, jornalista, geólogo, entre outros).

Equipe da Unilab e equipe técnica da Fundação Nutec

No primeiro momento, o economista Francisco Magalhães, presidente do Nutec expôs o novo perfil do Núcleo, com o levantamento da prestação de serviços, considerando sempre a análise da satisfação da clientela, além dos desafios à serem alcançados. Trouxe também, as novas ações, projetos, acordos e interação com empresas em destaque, gerando avanços promissores às instituições do Ceará no quesito da Ciência, Tecnologia e Inovação. “O compromisso é com o resultado”, declara o gestor Magalhães.

Quanto adaptação aos novos modelos, o Núcleo trabalha nas áreas de atuação: Alimentos, Energias, Meio Ambiente, Materiais, Indústria 4.0 e Metrologia. “O Nutec e sua equipe tem o interesse de celebrar cooperação com a Unilab, além da importância da ampliar as novas parcerias”, afirmou o presidente da Nutec. Confira o vídeo institucional do Nutec.

Apresentando um esboço das inúmeras ações que a Unilab vem desenvolvendo, ao longo dos quase nove anos de implantação, o professor do Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável (IEDS) e reitor pro tempore da Unilab, Alexandre Cunha, apresentou aos convidados as ações, a estrutura organizacional dos campi da universidade localizados no Ceará e na Bahia, o levantamento quantitativo de cursos, docentes, discentes, valores orçamentários e de aplicação, disponíveis no Relatório de Gestão da Unilab (Exercício 2018).

Na sequência, Alexandre apresentou os projetos de pesquisas atuantes em várias áreas do conhecimento e diversos projetos de iniciação científica com estudantes do Brasil e dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Outros projetos em destaque, realizados em parceria, como: o Projeto Prioritário de Eficiência Energética (instalados 762 painéis fotovoltaicos instalados e distribuídos na cobertura do Bloco Didático do Campus das Auroras) e o Projeto Estratégico de Pesquisa e Desenvolvimento, realizados com a Agência Nacional de Energia Elétrica/Enel Distribuição Ceará (Aneel/Enel).

Painéis solares fotovoltaicos instalados no Campus das Auroras, em Redenção/CE

Os participantes e convidados de outras instituições parceiras da Unilab fizeram um tour pelos espaços administrativos do Campus das Auroras, visitas aos laboratórios – temos 70 laboratórios em atividade (Microbiologia, Bromatologia, Energias Renováveis, Biomassa, Ecologia, Máquinas Elétricas e Acionamentos, e outros).

Visita aos laboratórios do IEDS/Unilab (Laboratório de Bromatologia)

Visita ao Laboratório de Máquinas Elétricas e Acionamentos

Visita ao Laboratório de Microbiologia

Em seguida, houve uma discussão geral sobre possibilidades de parcerias: tecnologias sustentáveis, energias, materiais, alimentos entre outros, em especial, envolvendo ações junto ao NIT/Unilab.

Fonte: Unilab