Nutec participa do maior evento de Saneamento Ambiental do Brasil

30 de maio de 2023 - 07:38 # # #

Congresso da ABES reuniu 7 mil pessoas, entre congressistas e visitantes, na capital mineira.

Pesquisadores do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) apresentaram estudos na área de Meio Ambiente no maior evento de Saneamento Ambiental do Brasil. O 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, o Congresso da ABES, aconteceu entre 21 e 24 de maio em Belo Horizonte (MG).

Promovida pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES – a edição teve como tema central:  “Saneamento ambiental: desafios para a universalização e a sustentabilidade”, e abordou universalização do saneamento, regulação, perdas de águas, impactos das mudanças climáticas, inovação e diversas temáticas de água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos.

Participação do Nutec

O coordenador do Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes (Larse), Ari Clecius, do Nutec, foi um dos palestrantes do evento. Em seu trabalho, Ari apresentou uma alternativa para o acúmulo de cinzas volantes, e a utilização delas para a geração de um geopolímero – um tipo de cimento resistente e durável que pode ser usado para construir casas, prédios e até mesmo estradas.

Cinzas volantes são produzidas quando ocorre a queima de carvão mineral para geração de energia. Essas cinzas são resíduos do processo de queima, e quando descartadas em grandes quantidades podem poluir o solo e a água.

O pesquisador também ministrou palestra com foco em resíduos sólidos, reciclagem, coleta, tratamento, disposição final e aterros.

A experiência do Congresso da ABES, segundo Ari, trouxe muito aprendizado. “Conhecemos novas tendências na área de Meio Ambiente e conversamos com especialistas de todo o Brasil sobre projetos em parceria”.

Analise de Água

Graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária e pesquisadora do Nutec, Erilândia Sousa apresentou 3 trabalhos no congresso abordando temas que tratam dos resíduos da bananicultura e de avaliação e monitoramento da qualidade da água. Nos estudos sobre recursos híbricos, a pesquisadora teve a contribuição da professora Aparecida Liberato, do Instituto Federal do Ciência e Tecnologia (IFCE).

O artigo “Avaliação da qualidade da água de lagoas da região metropolitana de Fortaleza”, de autoria de Erilândia, apontou que as lagoas monitoradas apresentaram parâmetros indicadores de qualidade em desacordo com a Resolução nº 357/2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), para águas doces, isto é, estão impróprias, inclusive, para atividades recreativas.

As análises obtidas demonstram a “necessidade de um olhar conjunto das autoridades competentes para buscar recuperar corpos hídricos, bem como promover saneamento básico e assistência à população que fica nos entornos das lagoas”, afirma Erilândia.

Também apresentaram trabalhos sobre análise, caracterização e monitoramento de água, os analistas do Laboratório de Química Instrumental do Nutec Denilson Queiroz e Mairlane Alencar.