Nutec realiza capacitação para cozinhas do Ceará Sem Fome em Quixeramobim
2 de setembro de 2024 - 15:01 #capacitação #Ceará sem fome #Treinamento
Em uma iniciativa que reforça a segurança e a qualidade dos alimentos, o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) realizou, no último sábado (01), uma capacitação voltada para as cozinheiras e cozinheiros do Programa Ceará Sem Fome, em Quixeramobim. O treinamento aconteceu na Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Sertão Central e abordou temas como Boas Práticas de Fabricação de Alimentos, Qualidade e Armazenamento de Matérias-primas.
O objetivo do evento foi conscientizar os profissionais envolvidos na elaboração das refeições oferecidas pelo Ceará Sem Fome sobre a importância da aplicação de boas práticas nas cozinhas, desde o armazenamento e manipulação da matéria-prima até o preparo das refeições, promovendo a reciclagem e a otimização no processo de produção.
“São momentos como este, onde temos a oportunidade de maior interação com as cozinheiras, que percebemos a importância do compartilhamento da experiência e do conhecimento técnico. Isso proporciona um momento lúdico de aprendizagem das boas práticas de higiene e manipulação dos alimentos, garantindo assim a produção e o fornecimento de um alimento nutritivo e seguro para a nossa população mais carente”, destaca a Dra. Cyntia Ladyane, responsável técnica pelas ações.
Nutec e Ceará Sem Fome
O Nutec, autarquia vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará (Secitece), atua como parceiro-executor do Programa em dois eixos: através de análises laboratoriais, com o monitoramento periódico dos alimentos e da água utilizada pelas cozinhas, e, no segundo eixo, com capacitações e treinamentos para as cozinheiras e cozinheiros responsáveis pelas Unidades Gerenciadoras da iniciativa.
Até o momento, o Nutec já capacitou 25 cozinhas em Fortaleza e outras 8 no município de Quixeramobim. Para 2024, a expectativa é ampliar esse número, alcançando 50 cozinhas beneficiadas, destaca a Dra. Ticiane Coelho.