O futuro nas mãos da inteligência artificial

4 de maio de 2020 - 16:43 # # #

João César de Freitas Pinheiro, Ph.D joaocesardefreitaspinheiro@gmail.com

João César de Freitas Pinheiro, Ph.D
joaocesardefreitaspinheiro@gmail.com

O Covid-19 deu voz de prisão: esteja preso ou morre! Engaiolados, humilhados, os humanos, cruel espécie Homo sapiens, destruidora das demais espécies do planeta desde que dominou o fogo na pré-história, agora debatem-se na esperança da imortalidade, desejo antigo ora vislumbrado face à Inteligência Artificial e Internet das Coisas. Continuam claudicantes em relação aos dogmas que impregnaram na mente fechada à discussão sobre a existência de deuses e ideologias, limitados pelas barras da religiosidade, da ignorância, da perversidade com que tratam a sua própria natureza, apáticos ou vagarosos em relação a trilhar novos caminhos de convivência social.

O atraso que lhes caracteriza os mantém cercados como animais de rebanho, no curral do circunspecto mundo ocidentalizado da revolução burguesa, acreditando que a “liberdade guia o povo”. São 7,2 bilhões de indivíduos dos quais 1,8 bilhão são de pessoas entre 10 e 24 anos de idade, um recorde histórico dessa faixa etária. Em 2050, serão 2 bilhões.

Cerca de 90% destes jovens estão nos países em desenvolvimento, ou seja, pobres, havendo uma tendência ao envelhecimento das sociedades mais ricas. Os chamados adultos e idosos, majoritariamente, ainda se amarram a temas de como resolver “saúde”, “educação”, “emprego”, levantados de forma generalista na busca da manutenção do status quo capitalista como se a história estivesse liquidada. Mas, a humanidade para aqui chegar como Sapiens dominante, ocupando o planeta e até saindo dele para ir à Lua e enviar artefatos a regiões remotas do espaço interestelar, passou por grandes transformações advindas da necessidade objetiva – as evoluções com suas viradas: a cognitiva, a agrícola, e a industrial. Provavelmente, está se remexendo em uma mais, que não é tão somente um puxadinho desta última, mas estruturante de uma nova maneira de viver.

Assim como a burguesia, o proletariado e as condições do capitalismo, que se globalizou, estão entranhados na luta de classes dentro da industrialização mundial, nessa nova virada que chamamos de Inteligência Artificial serão gestados novos agentes transformadores e novas condições de relações humanas. Quem fará a nova virada? Os jovens, é claro. Quem os guiará? Ninguém que não esteja no seu campo, na sua lógica, na sua percepção de realidade, na sua aceitação cultural, no seu idealismo conjugado com materialismo, na compreensão das suas angústias, na sua vontade de poder, no seu “network”, na sua filosofia e na sua ciência.

Portanto, pregadores da morte, ascetas, anacoretas apocalípticos, políticos dogmáticos, corruptos de toda a manada, baixai suas armas. “Quando o morro descer e não for carnaval” vocês serão varridos como lixo e não como rejeitos. Os jovens que vocês ainda cooptam se transformarão em guilhotinas montadas nos seios de movimentos dos quais vocês não se livrarão. Terão as lâminas que exterminarão a estupidez dos gananciosos, dos rentistas, dos donos dos meios de produção e comunicação, dos jogadores da banca do mercado financeiro internacional, dos manipuladores de governos e organismos ditos públicos da “democracia”, da falsa igualdade, da enganadora fraternidade e de uma liberdade inatingível nestes regimes vigentes do “contrato social”. Vocês não terão para onde correr com a idade avançada e esticada pelos métodos de rejuvenescimento e serão os bufões e risíveis gladiadores de arenas repletas de bichos selvagens – abelhas, formigas, pássaros carnívoros de belas penas a lhes devorarem as vísceras malcheirosas do alimento podre do qual por tanto tempo se alimentaram – a ilusão de que podem enganar a todos por todo tempo. Não há como estipular quando irá rebentar a nova virada revolucionária.

A preparação da revolução cognitiva durou milhões de anos, a da revolução agrícola durou centenas de milhares, a da revolução industrial, com a revolução burguesa e a revolução socialista no seu interior, durou dezenas de milhares de anos, intensificando-se nestas últimas centenas de anos de forma exponencial. A preparação da Inteligência Artificial iniciou-se há poucas dezenas de anos e ainda irá se processar por algum tempo, transformando a filosofia, a psicologia, as ciências biológicas, as geológicas, as espaciais, as energéticas, as sociais, as econômicas, as “exatas” físicas, químicas e matemáticas, as políticas, as humanas em geral, enfim tudo que diz respeito ao conhecimento. Assim será construído o berço para acolher filhos e netos dos atuais jovens. O futuro da humanidade está a caminho em velocidade maior do que na pré-história e na história até os dias de hoje, queira Deus, ou não. A não ser que um vírus ou um asteroide nos aniquile, como fez com os dinossauros há 60 milhões de anos.