Palestra propõe debate sobre doenças transmitidas por água e alimentos

23 de outubro de 2023 - 16:23 # #

Evento é voltado para profissionais da indústria alimentícia, pesquisadores e estudantes.

Doenças de Transmissão Hídricas e Alimentares (DTHA) e sua relação crítica com a segurança alimentar serão temas abordados na palestra: “Métodos Convencionais e Alternativos para a Detecção e Quantificação de Bactérias Causadoras de DTHA”, que acontece no dia 24 de outubro, às 10h, em formato virtual. A iniciativa é da equipe da área de Alimentos do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) para homenagear o Dia Mundial da Alimentação (16/10).

O objetivo do encontro é aprofundar conhecimentos sobre um dos aspectos mais relevantes no âmbito da segurança alimentar: a inocuidade do alimento, como afirma a coordenadora de pesquisas da Microbiologia de Alimentos no Nutec, Dra. Mayra Garcia.

“Não basta ser nutritivo. O alimento precisa estar livre de contaminantes e não oferecer riscos à saúde de quem está consumindo. Nosso debate vai se concentrar nos principais agentes causadores de DTHA e nos métodos convencionais e alternativos para detecção desses patógenos”, afirma Mayra.

A palestra será ministrada pelo Dr. Antonio Diogo Silva Vieira, Pesquisador de Pós-Doutorado do Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental da FCF-USP; Pesquisador de Pós-Doutorado do Food Research Center – FoRC FCF/USP; especialista nas áreas de tecnologia de alimentos de origem animal e vegetal, microbiologia de alimentos, alimentos funcionais, probióticos, prebióticos e simbióticos e alergias às proteínas de leite bovino.

Serviço

Palestra: Métodos Convencionais e Alternativos para a Detecção e Quantificação de Bactérias Causadoras de DTHA

Dia e hora: 24/10 às 10h

Formato: Virtual

Inscrições: Gratuitas  (Clique aqui)