Parceria entre Nutec e UFC se destaca em segundo lugar no edital Inova Juventudes

19 de dezembro de 2025 - 14:41

A iniciativa está entre as cinco selecionadas em um total de 60 projetos inscritos e busca formar agentes juvenis de inovação e estimular o empreendedorismo agroecológico

O projeto “Incubadora de Negócios da Sociobioeconomia: inovação sociotécnica em cadeias agroextrativistas do Estado do Ceará” é fruto de uma colaboração estratégica entre a Universidade Federal do Ceará (UFC), o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A iniciativa nasceu da preocupação compartilhada com o desenvolvimento do Complexo da Cadeia Agroindustrial do Meio Ambiente (CMA) nordestino, com foco no Ceará, e com a inclusão e capacitação da juventude rural.

Coordenado pelo professor Rafael Costa, da UFC, e com o apoio de Tuany Moura, bolsista da Agência Nutec de Inovação, o projeto obteve financiamento por meio do edital Inova Juventudes, da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Conforme ressaltou Tuany Moura, essa “rede forte” possibilitará o desenvolvimento de um projeto que, de fato, consiga levar inovação para a região do CMA, garantindo um alcance significativo.

A iniciativa, apresentada pela UFC, busca formar agentes juvenis de inovação, com atuação em tecnologias sociais, cadeias produtivas da bioeconomia e uso de ferramentas digitais para inclusão produtiva e acesso à renda. A proposta também estimula o empreendedorismo agroecológico associado às cadeias do caju, da carnaúba e da planta sabiá em diferentes municípios cearenses e nordestinos. “Nós vimos no edital da Sudene, uma oportunidade para a gente trabalhar e desenvolver ações voltadas nesse sentido, do empreendedorismo juvenil e da permanência das pessoas no CMA, focando nas juventudes, que tem sido um grande desafio”, complementou a bolsista da Agência.

O edital Inova Juventudes, fruto de uma parceria entre a Sudene e a Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) da Secretaria-Geral da Presidência da República, visa fomentar o desenvolvimento de tecnologias sociais direcionadas aos jovens nas regiões de atuação da Sudene. Foram selecionadas cinco propostas, dentre 60 projetos inscritos, que receberão um investimento de R$200 mil cada e terão o prazo de um ano para serem executadas.

As instituições com projetos vencedores incluem a Universidade Federal de Campina Grande, a Universidade de Pernambuco, o Instituto Federal de Alagoas e a Universidade Federal de Sergipe.

A missão do Nutec envolve ativamente a colaboração em projetos, com o objetivo de impulsionar a tecnologia e a inovação e levar esses pilares ao interior do estado. Isso se traduz em compartilhar conhecimento com as novas gerações e apoiar o desenvolvimento de atividades agroextrativistas em parceria direta com os produtores. O foco central é criar ferramentas, mecanismos e processos que simplifiquem e dignifiquem o trabalho dessas comunidades. “A ideia é a gente levar o que temos de conhecimento e, junto com eles, desenvolver algum mecanismo ou trabalho, uma inovação, para melhorar e ter dignidade na vida dessas pessoas que trabalham nessas cadeias e que trabalham no CMI”, destacou Tuany.