Re-pense a crise com a economia criativa

25 de maio de 2020 - 09:22 # # # #

A crise gerada pela pandemia do novo coronavírus vai além da saúde e impacta todas as áreas da vida em sociedade. O cenário econômico é um dos mais afetados perante as recomendações de distanciamento para a proteção da população. Com a suspensão de parte das atividades comerciais e das aglomerações, profissionais autônomos e pequenas empresas foram gravemente prejudicados.

Imagina para quem tem seu pequeno ou médio negócio que da noite para o dia fechou as portas para os clientes e agora só pode vender por delivery? Muito assustador, né?! Assim como nos humanos, a economia também “pegou” corona, mas, felizmente, uma possível vacina para curar o problema já existe e se chama criatividade.

Se fizermos uma retrospectiva da história, ela nos mostra que crises e ameaças extremas podem ser úteis para direcionar indivíduos a novos caminhos, um país e até o mundo para uma solução. Certa vez, o Presidente americano John F. Kennedy sugeriu que das crises podem surgir novas e incríveis oportunidades, principalmente se abordagens e paradigmas tradicionais forem questionados e desafiados. Durante uma crise, os incentivos e as motivações mudam potencialmente, levando a novos comportamentos cooperativos e até à criação de novos sistemas ou estruturas.

Em vez de reagir com negatividade e reclamações, os empreendedores devem aproveitar a oportunidade de aprender e superar com criatividade as dificuldades que uma crise apresenta. Considere, por exemplo, que empresas de sucesso como Microsoft e LinkedIn foram fundadas em tempos de crise econômica. Portanto, em vez de deixar sua percepção dos eventos obscurecer seu julgamento, permita que seja a fonte de motivação para lutar contra a corrente.

Ao aceitar a situação como ela é e ter a solução, você poderá controlar o resultado com mais eficiência. Os clientes também tendem a se sentir mais conectados com empresas que exibem uma abordagem com criatividade. Através dessa capacidade criativa, podemos pilotar processos que produzam inovações que representem um alto valor agregado em tempos onde estamos buscando diferenciais competitivos como os atuais.

A economia criativa vem se reafirmando como solução para o momento de crise que estamos vivenciando e é um caminho sem volta. Mas o que é a economia criativa? É uma economia baseada na criatividade para desenvolver produtos e serviços com valor agregado. Para Howkins, economia criativa é uma peça-chave para criar, produzir e aplicar bens e serviços.

A economia criativa abrange muitos setores, entre eles moda, turismo, cultura, jogos e publicidade. A cultura é uma área mais ampla, que atua com expressões culturais, artesanato, folclore, gastronomia, museologia, produção cultural, etc. O Brasil é considerado um dos maiores mercados relativos à economia criativa entre os países emergentes. Os segmentos online e de moda são os que lideram o mercado nacional. Segundo dados recentes do Banco nacional de Desenvolvimento social (BNDS), o setor faturou 190 bilhões ou 3,1% do PIB. A perspectiva é de crescimento até 2021, porém existe um novo cenário mundial relacionado ao coronavírus, no qual a tendência dos segmentos de aplicativos e e-commerce é uma rápida expansão nos países latinos americanos, gerando a uma crescente aceleração de compras, desenvolvimentos e adaptação online.

O futuro da economia criativa no mercado brasileiro é promissor, e isso se deve ao desenvolvimento de tecnologias e às mudanças no comportamento do consumidor. Será menos “eu tenho esse bem” e mais “nós compartilhamos essa experiência”. A Economia Criativa transforma potencial em potência.

Por conta das novas perspectivas do mercado, as empresas procuram variadas maneiras de se diferenciarem e garantirem sua sobrevivência e sucesso, principalmente em cenários de crise, como o atual. Nesse contexto, a economia criativa torna-se importante para o crescimento, desenvolvimento e aprimoramento da economia de uma região, uma vez que as empresas irão utilizar seus poucos recursos de forma criativa e inovadora, proporcionando o surgimento de grandes ideias e buscando, cada vez mais, sua eficiência.

Separamos 5 dicas para reflexão e, para quem sabe, ao final desse texto, você experimentar utilizar a criatividade para se reinventar nos negócios.

1. Pense fora da caixa. Esteja aberto para novas ideias e busque novas soluções além do mundo em que vive. Quanto mais contato com novas ideias, maior a possibilidade de encontrar inspirações para a criação. Abrir-se para o novo também é exercitar a curiosidade. Pesquise substitutos para o seu produto ou serviço e adapte-o.

2. Busque conhecimento. O conhecimento é um combustível. Através dele, surgem novas ideias e com isso a criatividade ganha espaço. Portanto, a busca pelo conhecimento vai contribuir para que a criatividade se desenvolva. Leia livros, assista filmes, séries, enfim, alimente-se de novas ideias e, quando menos esperar, a criatividade se manifestará.

3. Acredite no seu potencial criativo. Uma das condições básicas para desenvolver a criatividade é acreditar que podemos ser criativos. Abandone a ideia de que não tem criatividade, que as coisas não fluem para você. Isso cria um bloqueio difícil de ser revertido.

4. Crie volume. Primeiro trabalhamos na quantidade de ideias para, depois, trabalharmos na qualidade delas. O volume das ideias é importante para que esgotemos as possibilidades comuns e passemos para as mais criativas. Sim, ser mais criativo passa por ter mais escolhas nas mãos.

5. Saia da zona de conforto. Sair da sua zona de conforto te permite pensar em ideias de uma maneira mais livre, sem as “amarras” que adotamos e nos acostumamos. A experiência é ótima, mas ela pode nos limitar. Uma criança tem ideias fantásticas porque ainda está experimentando o mundo, portanto tente algo novo, algo que você não conhece.

Do lado de cá, estamos escrevendo esse artigo de opinião colaborativamente com o objetivo de despertar em você o desejo de se reinventar através da criatividade e da inovação. O grande pintor Vincent van Gogh disse que “se você ouvir uma voz dentro de si que diz ‘você não pode pintar’, então pinte, aconteça o que acontecer, e a voz será silenciada”.

Tudo se resume a pensar de maneira diferente e com criatividade para transformar sua mentalidade e superar o que você acha impossível. Nem toda crise será a mesma. O que você precisa fazer é simplesmente reconhecer a crise pelo que é e concentrar toda a sua energia em acertar os ponteiros. Com criatividade você será capaz de responder e emergir em meio à crise.

 

Autores:

Bruna Sousa – Gerente de inovação do Nutec
Ândria Mariana
Vanessa Pimenta
Rodrigo Magalhães
VanRobert Uchoa
Amanda Rezende
João Vitor Lima