Treinamento de compostagem reúne agricultores, técnicos e autoridades em São Benedito

17 de setembro de 2021 - 10:08

A capacitação foi realizada através do convênio Nutec-BNB-Fundeci

Na última quinta-feira (16), o Nutec, em parceria com o Banco do Nordeste e a Universidade Federal do Ceará (UFC), promoveram o Treinamento de Compostagem no município de São Benedito. Agricultores, técnicos e autoridades locais estiveram presentes no evento.

A capacitação foi oferecida por especialistas em Gestão de Resíduos Sólidos do Nutec e da UFC, Dr. Ari Clecius e o professor Dr. Ronaldo Stefanutti. Também estiveram presentes o presidente do Nutec, Francisco Magalhães; o prefeito de São Benedito, Saul Maciel; os coordenadores do projeto, Jackson Malveira e Crisiana Nobre, o Secretário-Executivo do Meio Ambiente de São Benedito, Elton Lopes; da Secretaria do Meio Ambiente do Município de Carnaubal, Graziela Brandão; e do Gerente Regional da Ematerce, Carlos Dias.

A iniciativa faz parte das ações do projeto de Monitoramento de resíduos de agrotóxicos na serra da Ibiapaba e disseminação de métodos de produção agroecológica, que em sua primeira fase contou com a pesquisa e o monitoramento da presença de agrotóxicos em alimentos, na água e no solo da região da Serra da Ibiapaba. Em sua segunda fase, o projeto visa disseminar e capacitar agricultores e técnicos locais com práticas agroecológicas.

De acordo com Helton Lopes, a compostagem é um dos itens fundamentais para que a coleta seletiva do município funcione. O secretário explica que mais de 50% dos resíduos sólidos produzidos em São Benedito são orgânicos, isto é, com capacidade de transformação em compostos orgânicos livres de agrotóxicos. “Através da compostagem teremos uma solução para o problema de resíduos sólidos no nosso município. Os que estiveram presentes poderão atuar como facilitadores e agentes de divulgação das práticas agroecológicas, complementa o secretário.“

O projeto ainda terá a fase de capacitação na nova unidade de Compostagem do Nutec, prevista para novembro deste ano. Agricultores, técnicos e autoridades da região da Serra da Ibiapaba participarão de um novo momento de aprendizado de práticas agroecológicas.