Empresa incubada no Nutec é reconhecida nacionalmente por tecnologia inovadora

6 de dezembro de 2022 - 17:15 # # # # # #

Produtos desenvolvidos pela iniciativa atendem o setor de energia solar, de construção civil e à indústria moveleira.

A  QNQ Neoindústria obteve reconhecimento nacional por apresentar soluções inovadoras para o setor industrial. A empresa é uma das 17 já graduadas no programa de incubação de empresas “Você, Empreendedor!”, do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec).

À convite do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), o pesquisador e fundador da QNQ, Ismael Mendes, apresentou as tecnologias desenvolvidas para o corpo técnico-científico da instituição. De acordo com Ismael, após a visita ao MCTI  “diversos investidores nacionais e internacionais entram em contato para comprar os produtos, para propor parcerias comerciais e até para oferecer aporte financeiro para o crescimento da empresa”. Além de vendas e investimentos, a oportunidade também rendeu a Ismael uma homenagem da Assembleia Legislativa do Ceará pela relevância de seus serviços à sociedade.

A Associação Brasileira de startups (Abstartups) afirma que o número de startups no Brasil mais que triplicou de 2015 a 2019, apresentando uma taxa de crescimento de 26% ao ano. Uma das razões para o aumento de startups mapeadas é o surgimento de programas de incentivo, que fornecem capacitação para novos empreendedores. Para Ismael, o período de imersão no programa de incubação de empresas do Nutec contribuiu com o amadurecimento da empresa: “os consultores do Nutec nos auxiliaram com mentorias importantes para tomada de decisões sobre o rumo que a empresa deveria seguir.”, afirma o pesquisador.

Para o coordenador do programa Você, Empreendedor!, Lizandro Amaral, o papel da incubadora é capacitar e conectar. “A capacitação que oferecemos tem se tornado cada vez mais personalizada. No caso do Ismael, tínhamos um pesquisador e um produto já prontos, então focamos em formar o empreendedor”. Lizandro afirma ainda que nos próximos dias o Nutec abrirá inscrições para selecionar startups que desejam participar da próxima turma do Você, Empreendedor!

Programa de Inovação Tecnológica – Inovafit

A QNQ também obteve o reconhecimento de órgãos governamentais de apoio à pesquisa. A empresa foi contemplada com o edital InovaFit, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). O incentivo impulsionou a empresa, que transformou seu laboratório em uma indústria de pequeno porte.

O InovaFit destina-se a apoiar, através da modalidade subvenção econômica (concessão de recursos não reembolsáveis), o desenvolvimento de produtos (bens ou serviços) e/ou processos inovadores, novos ou significativamente aprimorados para o mercado local, nacional ou internacional.

Produtos

Destaque da QNQ, o Top Sun é uma película antiaderente de proteção térmica que promete limpar placas solares e diminuir até 4ºC da temperatura, gerando a redução significativa de perda energética. O idealizador explica que a película não é inflamável, tóxica, corrosiva ou oxidante. “O Top Sun se destaca pois sua tecnologia não causa a deterioração das placas solares, como acontece em produtos que existem hoje no mercado. Outra vantagem é que o antiaderente pode ser transportado por via aérea pois não oferece riscos a aeronave”.

Outra inovação que Ismael propõe, desta vez voltada para a indústria moveleira e de construção civil, é um material que atua como matéria-prima para a criação de blocos, telhas pisos, móveis, placas, tábuas, postes de luz, entre outros. O material é criado a partir de resíduos de celulose, são resistentes e tem baixo custo de produção.