Redes de Jaguaruana: Indicação Geográfica completa 2 anos

25 de maio de 2023 - 20:32 # # #

Título foi concedido ao município pelo INPI em 25 de maio de 2021

Há exatos 2 anos, Jaguaruana tornou-se referência nacional na produção de redes de dormir. O Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) conferiu à cidade a primeira Indicação Geográfica (IG) de Procedência do Ceará por reconhecer o caráter exclusivo, único e identitário das redes produzidas na região.

Pinheiro Júnior, presidente da Associação dos Fabricantes de Redes de Jaguaruana (Asfarja)  explica que a atividade no município é uma das mais marcantes heranças dos indígenas, principalmente a dos Tapuias. “Com a chegada dos portugueses se adaptou o fio, que era de cipó e passou para o algodão, com a tecelagem”.

O presidente da Asfarja conta que há 32 anos atua no ramo, e que sua produção mensal supera a marca de mil peças, gerando dez empregos diretos e cerca de 50 indiretos.

Pinheiro Jr.

São muitos os artesãos que, como Pinheiro, têm a produção de redes como principal atividade econômica. Atualmente, Jaguaruana abriga cerca de 200 fábricas que movimentam a economia local e agregam valor à atividade turística.

A “terra da rede”, como ficou conhecida, chamou atenção de produtores de vários estados do país. “Percebemos que fabricantes de outros lugares do Brasil estavam vendendo redes dizendo que eram de Jaguaruana. Foi quando nasceu a necessidade da IG, para darmos segurança a quem está comprando nossa marca”, explica Pinheiro.

Participação do Nutec

O Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) iniciou sua participação no projeto da IG de Jaguaruana ainda em 2019, quando elaborou uma ampla pesquisa para o desenvolvimento do Caderno de Especificações Técnicas, do Dossiê Histórico e do Instrumento de Delimitação Geográfica. Todos os documentos são pré-requisitos para a solicitação da certificação.

No dia 14 de fevereiro de 2020, em nome da Asfarja, o Nutec protocolou o pedido de IG junto ao INPI. A concessão aconteceu pouco mais de um ano depois, em 25 de maio de 2021.

“A indicação geográfica imprime a marca da interiorização do desenvolvimento e consagra o empreendedorismo histórico de Jaguaruana na produção de redes de dormir”, comenta Francisco Magalhães, presidente do Nutec.

Capacitação

Com objetivo de contribuir com a utilização estratégica da IG, a Agência de Inovação do Nutec – setor responsável pelas atividades ligadas ao empreendedorismo – continuou atuando na etapa de consolidação junto aos produtores da região.

A equipe realizou diagnósticos sobre a situação das fábricas de redes, e a partir deles idealizou uma série de eventos de capacitação nas áreas de gestão financeira, planejamento estratégico, mercado e marketing. “Nosso intuito é que os fabricantes possuam conhecimento completo para aproveitar e utilizar o selo como vantagem competitiva a fim de agregar valor econômico, social e cultural para a fabricação de redes na região”, destaca Emmanuel Ribeiro, coordenador de Empreendedorismo e Inovação do Nutec.

Em 2022, visando contribuir com a ampla divulgação da primeira IG do Ceará e fortalecer a cadeia produtiva do segmento, o Nutec levou redes e fabricantes para Feira do Conhecimento 2022. O público de 30 mil visitantes pôde descansar nas redes mais famosas do Brasil e conhecer a história de quem as produz.

Competitividade

2 anos após a conquista da certificação, os fabricantes das redes de Jaguaruana se preparam para lançar uma plataforma de marketplace. A ferramenta foi criada em uma parceria entre o Nutec e o programa Impulsiona Ceará.

Ao todo, 14 produtores estão passando por treinamento para a utilização da plataforma. “A abertura de novos mercados é um dos principais benefícios conquistados com uma IG. O marketplace viabilizará a chegada das redes de Jaguaruana em todo o Brasil e no mundo”, explica Emmanuel Ribeiro.

O que é e quais os benefícios da IG

O marco legal das Indicações Geográficas no Brasil é a Lei da Propriedade Industrial (nº 9.279/1996), que regula os direitos e obrigações sobre propriedade industrial e intelectual no Brasil. Atualmente, sua regulamentação segue a Portaria INPI/PR nº 04/2022, que estabelece as condições para o registro das IGs.

Indicação Geográfica (IG) é um título de propriedade industrial que reconhece, nacionalmente, determinado produto ou serviço por possuir cara características específicas de um território, seja por fatores naturais ou humanos.

Entre os benefícios do título estão o desenvolvimento territorial; a agregação de valor ao produto; aumento de renda da população, estímulo ao turismo e abertura de novos mercados.

 

Fonte:
www.sct.ce.gov.br
www.opovo.com.br
www.diariodonordeste.com.br