Equipe de alimentos do Nutec realiza treinamento para o Mais Nutrição

14 de fevereiro de 2023 - 14:56 # # # #

Na manhã da terça-feira, 14 de fevereiro, a equipe da área de alimentos do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) realizou um treinamento para colaboradores do Programa Mais Nutrição com o tema: Boas Práticas na Fabricação de Alimentos e Contaminações Microbiológicas. O evento aconteceu no auditório da Ceasa Maracanaú.

Ministrada pelas pesquisadoras Ticiane Coelho e Cyntia Moura, a capacitação demonstrou como o manipulador de alimentos deve proceder para evitar a contaminação de utensílios e equipamentos; quais os principais micro-organismos causadores de patologias em água e alimentos e como o controle de qualidade pode contribuir com a saúde da população.

    

O treinamento é parte da metodologia proposta pelo Nutec para a manutenção do Selo Alimento Seguro – certificação que atesta a segurança e a qualidade de produtos destinados à alimentação. Também é realizado  periodicamente o monitoramento dos processos de produção e são executadas análises físicas, químicas e microbiológicas.

A pesquisadora Mayra Garcia, responsável pelas ações do Nutec junto ao Mais Nutrição, explica que o treinamento visou conscientizar os manipuladores de alimentos sobre a importância das boas práticas na fabricação de alimentos. Para as próximas etapas, estão previstas “mais ações de monitoramento e atualização de manipuladores, além de projetos para a diversificação dos produtos oferecidos pelo programa Mais Nutrição”, afirma Mayra.

Selo Alimento Seguro

Estimular as empresas a melhorar o desempenho de seus processos e contribuir diretamente com a saúde dos consumidores com base nos parâmetros de Segurança de Alimentos são objetivos do selo. De acordo com Francisco Magalhães, presidente do Nutec, “a certificação representa o compromisso e a prática da excelência em relação à segurança alimentar e nutricional. O Nutec há muito tempo é referência nacional nesta área”.

Para que um produto obtenha o selo, a equipe técnica do Nutec precisará submetê-lo a um acompanhamento rigoroso através de uma programação periódica de análises laboratoriais, incluindo ensaios químicos, físico-químicos e microbiológicos, além de consultoria técnica especializada. As análises necessárias são aquelas exigidas por órgãos de regulamentação, como a ANVISA e o MAPA, e variam dependendo do tipo de produto.

A empresa que receber a certificação poderá fazer uso do selo nas embalagens do produto, no estabelecimento, no site, e em toda sua comunicação, com o objetivo de oferecer transparência a seus consumidores. O empreendimento será vistoriado anualmente para acompanhamento da manutenção da certificação.

Mais Nutrição

O programa  é uma vertente do Mais Infância Ceará. Seu objetivo principal é garantir a segurança alimentar e nutricional de famílias em situação de vulnerabilidade. Em 2021, a ação já tinha doado mais de 1.256 toneladas de alimentos para 127 entidades, além de cearenses nas mais diversas situações, em um total de 67.274 pessoas de 41 municípios.

Para a nutricionista responsável pelo programa, Débora Melo, a parceria com o Nutec é fundamental para os bons resultados que o programa vem alcançando desde sua criação, em 2019. “Os alimentos que processamos e doamos são destinados à crianças, e é por isso precisam ter um padrão de qualidade rigoroso. A parceria com o Nutec por meio de análises laboratoriais, consultorias, capacitações e visitas técnicas garante que oferecemos produtos seguros para a população”, conclui Débora.