Nutec celebra parceria com a prefeitura de Caucaia

10 de junho de 2022 - 13:50

O Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) firmou parceria com o Governo Municipal de Caucaia para prestação de serviços na área de Meio Ambiente. As ações serão intermediadas pelo Instituto de Meio Ambiente de Caucaia (IMAC) e terão duração de 12 meses.

Monitoramento da balneabilidade das praias e dos recursos hídricos; portabilidade da água para consumo humano; análise das estações de tratamento e efluentes, e  caracterização e classificação dos resíduos sólidos do município serão realizadas através de análises técnicas e laboratoriais pela equipe do Nutec.

O coordenador do Laboratório de Resíduos Sólidos e Efluentes (Larse), Ari Clecius, destaca a importância da parceria para a plataforma de Meio Ambiente do Nutec, pois “possibilitará a avaliação dos diversos parâmetros de qualidade de água, efluentes e solos, garantindo assim uma qualidade de vida para os cidadãos de Caucaia, além da preservação do Meio Ambiente, explica Ari.

O Nutec possui estrutura para atender indústrias de todos os segmentos para realizar monitoramento na área de Meio Ambiente. Com equipamentos e instalações modernas, o Larse atende cada cliente conforme a sua necessidade. Além disso, desenvolve pesquisas em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) sobre biogás e compostagem.

Serviços ofertados pelo Larse

• Consultoria e elaboração de laudos técnicos para aquisição do Selo Verde para empresas de reciclagem;
• Análise e classificação de resíduos sólidos e efluentes de acordo com a NBR 10004/2004;
• Ensaio cromatográfico (BTEX, HPAs, dentre outros compostos voláteis);
• Análise de metais por ICP-OES (arsênio, bário, chumbo, mercúrio, entre outros);
• Análise físico-química em efluente bruto;
• Determinação de sólidos em efluentes;
• Elaboração e implantação de projetos ambientais;
• Consultoria e assessoria ambiental;
• Análise de toxicidade.