Óleo de semente de Jaca é tema de publicação em revista internacional

20 de dezembro de 2022 - 15:55 # # # # # # #

Pesquisadores do Nutec são coautores do estudo.

A parceria do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) com o Grupo de Pesquisa em Biotecnologia de Produtos Naturais (BPN), do curso de Tecnologia em Alimentos da Faculdade de Tecnologia CENTEC-FATEC-Cariri, em Juazeiro Norte, gerou a publicação de artigo científico na revista internacional Biology.

O professor Erlânio Oliveira, líder do BPN, destacou que o trabalho é relevante pois “traz o perfil da composição química do óleo fixo da semente da jaca que normalmente é descartada, mas tem recebido destaque pelo uso em relação a estudos fitoquímicos, propriedades biológicas e aplicação no desenvolvimento de produtos”.

O Nutec contribuiu com as análises que indicaram a composição química do óleo da jaca – pesquisado por seu potencial antibacteriano, que associado com antibióticos, pode combater várias linhagens de bactérias.

A parceria Nutec-BPN já vislumbra novos estudos. Análises bromatológicas e microbiológicas serão realizadas pelo núcleo para apoiar o desenvolvimento de produtos de panificação adicionados do resíduo do buriti. O projeto foi aprovado pelo professor Erlânio no Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica (BPI), da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Coautora do artigo e coordenadora de projetos e pesquisas da área de Tecnologia de Alimentos do Nutec, Mayra Garcia, destaca a união entre instituições. “A junção das estruturas e expertises demonstra o quão importante se torna a integração para o desenvolvimento científico, neste estudo apontando e incentivando a valorização de produtos derivados de frutas regionais”.

Acesse o artigo:https://www.mdpi.com/2079-7737/11/12/1835