Nutec promove mesa redonda na XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará

16 de agosto de 2019 - 16:38 # # # #

Com o tema Inovação no Setor de Alimentos, o evento será parte da programação da Instituição

Com o objetivo de unir profissionais e estudantes da área, trocar experiências e divulgar o que se tem realizado e pesquisado dentro da área de inovação em alimentos, a Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) realizará a Mesa Redonda “Inovação no Setor de Alimentos”, durante a XIII Bienal Internacional do Livro do Ceará.

O evento acontecerá no dia 23 de agosto, às 18 horas, na sala da Secretaria da Ciência Tecnologia e Educação Superior, no Mezanino um. A engenheira de alimentos do Nutec, Dra. Mayra Garcia, será a mediadora. Ela ressalta que, apesar das inúmeras pesquisas realizadas na área de alimentos no Ceará, ainda precisamos crescer e desenvolver inovações para esse mercado. “Debater sobre o setor de alimentos, trocar experiências, saber o que cada pesquisador está realizando na área, é importante para desenvolver o grande potencial que o Ceará tem na área de inovação de alimentos. A ideia do evento é justamente trazer um pouco disso e despertar o interesse no tema para os estudantes”, observa. “Acreditamos que isso é importante, inclusive, para o crescimento econômico da região”.

Ao fim das palestras haverá perguntas abertas ao público e Networking. O evento é totalmente gratuito e terá a participação dos palestrantes Profa. Dra. Carla Maia (Nutrição – UECE), Dr. Genésio Vasconcelos (Avaliação e Prospecção de Tecnologias – Embrapa), Profa. Dra. Maria Socorro Rufino (Instituto de Desenvolvimento Rural – Unilab), Prof. Dr. Rafael Zambelli (Engenharia de Alimentos – UFC).

Conheça os palestrantes

Com graduação em Nutrição pela Universidade Estadual do Ceará (1994) e mestrado e doutorado em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo, Carla Maia é atualmente é professora associado da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação nutricional, selênio aplicado a medicina, selênio e zinco: avaliação nutricional. Biologia molecular aplicada avaliação de selênio, doenças crônicas não transmissíveis.

Graduado em Administração de Empresas e em Administração Pública, ambas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialização em Administração Tributária, pela Universidade Castelo Branco e Doutorado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas – EAESP-FGV, Genésio Vasconcelos é atualmente é analista da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE), ocupando o cargo de Supervisor do Setor de Avaliação e Prospecção de Tecnologias. Tem experiência na área de Administração e Gestão Empresarial, atuando principalmente nos seguintes temas: negócios tecnológicos, transferência de tecnologia, incubação de empresas, empreendedorismo, inovação, propriedade industrial (Patentes e proteções do conhecimento), desenvolvimento de tecnologias

Maria do Socorro Moura Rufino, brasileira, reside em Fortaleza (CE), tem formação em Engenharia Agronômica. Desde a graduação dedica-se ao estudo de compostos bioativos presentes nas frutas tropicais e seus temas adjacentes. Teve como objeto de seu mestrado o estudo de compostos nutritivos presentes no cajuí. Em 2008 concluiu seu doutorado, incluindo Estágio Doutorando no Exterior em Bioquímica da Nutrição no Dept. de Metabolismo e Nutrição (ICTAN/CSIC), Madri (ES). Em 2010 foi reconhecida com o Prêmio Capes de Tese/2009, pela pesquisa inédita sobre compostos bioativos, fibra dietética e atividade antioxidante em frutas tropicais. Ingressou em 2012 como Professora Efetiva (graduação e pós-graduação) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), instituição pública federal que tem como missão a cooperação internacional com os países da CPLP. Participou de 2012 a 2014 na gestão da Universidade assumindo Cargos de Direção, dentre eles a Coordenação de Pesquisa e Pós-graduação, Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e Pró-Reitoria de Relações Institucionais. Líder do grupo de pesquisa POLIFIBAN/CNPq (Polifenóis, antioxidantes e fibra dietética na saúde). Entre os recentes trabalhos, destacam-se os principais: participação como autora de capítulo pela Royal Society of Chemistry, Cambridge (UK); participação como autora de capítulo pela Elsevier (RJ); Prêmio Luis Noé Fernández, grupo Antioxidantes-Fibra, Fundação Alimerka, Espanha, além de palestras e cursos ministrados no Brasil e exterior. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos (Bioquímica dos Alimentos e Nutrição), atuando principalmente nos seguintes temas: compostos bioativos, atividade antioxidante e macroantioxidantes, tendo vários artigos publicados, com mais de 1400 citações pelo google acadêmico.

Rafael Zambelli é graduado em Engenharia de Alimentos, com mestrado e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Especialista em Ciência de Alimentos (Tecnologia de Frutas e Hortaliças) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Engenharia de Alimentos da UFC (10/2015), exercendo a Coordenação do Laboratório de Tecnologia de Cereais, executando pesquisas nas áreas de Pesquisa & Desenvolvimento de Novos Produtos e Processos para a Indústria, com ênfase em Tecnologia de Cereais, Amido e Panificação; Estudo do impacto de operações unitárias nas características de materiais alimentícios (propriedades físicas, reológicas, térmicas, estruturais e microestruturais), dentre outros assuntos. Exerce a Presidência Nacional da Associação Brasileira dos Engenheiros de Alimentos (ABEA). É membro da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE), Hong Kong Chemical, Biological & Environmental Engineering Society (HKCBEES), da Câmara Setorial do Trigo na Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE), da Comissão de Assessoramento Técnico em Biodiversidade da UFC (CATbio), do Conselho Consultivo do Parque Tecnológico da UFC e do Grupo de Trabalho do projeto de construção da Usina Solar Fotovoltaica de 23 MW na Fazenda Experimental do Vale do Curu do CCA-UFC. Idealizador do Projeto de Extensão Food Innovation HUB da UFC.

 

Mesa Redonda Inovação no Setor de Alimentos
Evento Gratuito
Data: 23 de Agosto
Local: Centro de Eventos do Ceará – Sala da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece)

 

Saiba mais sobre a programação do Nutec na Bienal no link