Produtos da 5ª Edição do Laboratório de Criação da EGSIDB são apresentados ao público

28 de março de 2023 - 16:59 # # #

Nutec atuou no controle de qualidade e na rotulagem das criações

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realizou nos dias 21 e 22 de março, a III Mostra de Gastronomia Social e Cultura Alimentar. Na ocasião, os produtos desenvolvidos durante a 5ª edição do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia foram apresentados ao público. As pesquisas ocorreram nos municípios de Aracoiaba, Barbalha e Icó entre 2022 e 2023.

Parceiro do Laboratório de Criação desde sua 2 edição, o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) contribuiu com a iniciativa por meio da consultoria especializada de colaboradores da área de Alimentos. De acordo com a pesquisadora Dra. Mayra Garcia, o Nutec atuou no controle de qualidade e na rotulagem da versão vegana da cajuína São João e da farinha do resíduo da produção do óleo do coco babaçu.

   

Sobre a Escola

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB) faz parte do Cultura em Rede, programa que integra ações e políticas culturais. Foi inagurada em 2018 no bairro Cais do Porto e consiste em um espaço formativo que associa ensino, pesquisa e compromisso social, reconhecendo a riqueza da forma de se alimentar do cearense, os diversos tipos de saberes, a cadeia de produção, promovendo a inovação de produtos, incentivando o empreendedorismo social, qualificando para o mercado de trabalho e contribuindo para o combate à fome.

Atuação na área de alimentos

Através de ensaios laboratoriais e consultoria especializada, a equipe do Nutec adequa produtos alimentícios de acordo com as normas estabelecidas por órgãos de controle. Matérias-primas e alimentos industrializados passam por um conjunto de análises que visam avaliar componentes físicos, químicos, microbiológicos, assim como valor nutricional.

Em 2022, o Nutec lançou seu “Selo Alimento Seguro”, certificação que confere a produtores e consumidores um acompanhamento técnico das boas práticas de fabricação, pesquisa, avaliação dos padrões de identidade e contaminantes exigidos por legislação sanitária, garantindo confiabilidade e credibilidade nas etapas de produção e comercialização de alimentos.

Estimular empresas a melhorar o desempenho de seus processos e contribuir diretamente na saúde dos consumidores com base nos parâmetros de Segurança de Alimentos são objetivos do selo. A empresa que receber a certificação poderá fazer uso do selo nas embalagens do produto, no estabelecimento, no site, e em toda sua comunicação com o intuito de oferecer transparência a seus consumidores. O empreendimento deve ser vistoriado anualmente para acompanhamento da manutenção da certificação.