Startup do programa de incubação do Nutec assina acordo técnico-científico com a Mallory

2 de setembro de 2021 - 16:57

SmartGears realizará prova de conceito e projeto-piloto para implementar tecnologia na empresa de eletrodomésticos

 

A startup SmartGears, participante da edição de 2021 do Programa de Incubação do Nutec (“Você, Empreendedor“), assinou um acordo técnico-científico com a Mallory. O documento formaliza a implementação de soluções tecnológicas para otimizar processos de produção da empresa de eletrodomésticos e eletroportáteis.

A SmartGears atua na automatização de todo controle de produção de indústrias por meio da integração de um hardware IoT (Internet das coisas) e um software baseado nas premissas da Indústria 4.0. Com essa tecnologia, é possível realizar análises de dados com auxílio de IA (Inteligência Artificial), gerando métricas e relatórios sobre a quantidade de produtos fabricados, o tempo médio de produção, as paradas dos equipamentos, os modelos preditivos de produção e a performance.

A ideia da startup surgiu a partir da experiência pessoal de Bruno Queiroz, fundador da Smart Gear. “Na minha carreira profissional já trabalhei em algumas indústrias, e também tenho contato com muitos profissionais do setor industrial. Nessas empresas sempre existia um problema em comum: a falta de controle sobre a produção“, explica Bruno.

Sobre a oportunidade de trabalhar com uma das maiores empresas do segmento, com mais de 40 anos de atuação, como a Mallory, Bruno comenta que “é uma oportunidade ímpar, visto que podemos melhorar nossa solução nos baseando em boas práticas utilizadas por umas das maiores empresas de eletrodomésticos do Brasil. Ficamos muito satisfeitos em saber que podemos agregar diversas melhorias à empresa, o que nos ajuda a ter uma melhor penetração no mercado industrial“.

O diretor de operações da Mallory, Alan Costa, explica que a empresa, cada vez mais, vem investindo em tecnologias para aumentar sua produtividade. “O fato do software (da SmartGears) ser novo, não significa que ele é inexperiente. A equipe da Mallory juntamente com a equipe da SmartGears, proporcionará um grande avanço na a produtividade da Mallory e impactará cada vez mais nas tomadas de decisões, tornando-as mais rápidas e assertivas“, vislumbra Alan.

 

 

SmartGear no Programa Você, Empreendedor

 

Bruno Queiroz, fundador da startup, comenta que a incubação no Nutec foi um passo estratégico para o crescimento da SmartGears. “Quando iniciamos o período de incubação, ainda estávamos com a ideia do negócio em um estágio muito inicial, e o Nutec nos ajudou a melhorar nosso modelo de negócios, e tem ajudado a ajustar pontos para que nos tornemos uma empresa estruturada.

A Coordenadora de Inovação e Empreendedorismo, Michela Jácome, responsável pelo Programa de Incubação do Nutec,  comenta que um dos objetivos do “Você, Empreendedor“  é viabilizar grandes parcerias no estado do Ceará. “A aproximação entre a indústria como o locus da produção; do Governo como a fonte das relações contratuais; e do setor de inovação e empreendedorismo como fonte de novos conhecimentos e tecnologias, propicia um ganho enorme para a uma nova economia,  baseada em conhecimento. É uma tendência mundial para o desenvolvimento regional, a estratégia  de cooperação entre os atores da economia para fazer com que o crescimento local seja abrangente e oportuno para todos“, finaliza.