Você, Empreendedor! inspira novas iniciativas na 32ª Conferência Anprotec

8 de dezembro de 2022 - 13:32 # # # # #

O programa de incubação Você, Empreendedor! foi tema de apresentação na 32º Conferência Anprotec. O artigo “Case Você, Empreendedor!: a experiência metodológica de um programa de Incubação de startups” demonstrou o método, a estratégia e os resultados obtidos nos primeiros anos de atuação da incubadora de empresas do Núcleo de Tecnologia de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec).

De autoria da equipe da Agência de Inovação – núcleo do Nutec responsável pelo gerenciamento dos programas de empreendedorismo – o trabalho foi apresentado pelo gestor de projetos Emmanuel Ribeiro, e teve como principal objetivo estimular iniciativas similares no âmbito governamental que possam promover o desenvolvimento de negócios inovadores dentro do estado de origem.

A Associação Brasileira de startups (Abstartups) afirma que o número de startups no Brasil mais que triplicou de 2015 a 2019, apresentando uma taxa de crescimento de 26% ao ano. Uma das razões para o aumento de iniciativas mapeadas é o surgimento de programas de incentivo, como o desenvolvido pelo Nutec e por outras 363 incubadoras de empresas, 43 parques tecnológicos e 57 aceleradoras em todo o país, de acordo com dados da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

Coautor do trabalho e representante do Nutec na Conferência Anprotec, Emmanuel considera a participação no evento como um reconhecimento: “apresentar o case Você, Empreendedor! para os principais representantes do ecossistema de inovação do país e do exterior mostra que nossos resultados são relevantes e podem guiar novos projetos”, comenta.

Também assinam o artigo os pesquisadores e colaboradores: Silvanira de Oliveira, Lizandro Amaral, Ari Clecius e Eduardo Lima.

Resutados

O Programa Você, Empreendedor já graduou 17 startups, e caminha pra graduar mais 10 no ano de 2022 através de uma metodologia focada na personalização, que considera as dores e necessidades de mercado em cada estagio que se encontram as empresas.

Durante os 3 anos de atuação do programa, as startups captaram mais de R$ 300.000,00 com participação em editais de fomento.

Da última turma, graduada em 2021, 62,5% da startups continuam seu desenvolvimento na esteira de inovação.

Anprotec

Criada em 1987, a iniciativa reúne cerca de 300 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, aceleradoras, coworkings, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação. Líder do movimento no Brasil, a associação atua por meio da promoção de atividades de capacitação, articulação de políticas públicas e geração e disseminação de conhecimentos.

A 32ª Conferência Anprotec marcou a volta do evento ao formato presencial. O evento ocorreu em Salvador- BA entre os dias 5 e 7 de dezembro, e abordou o tema: “200 Anos de Independência: Inovação e Tecnologia do Brasil”.