Ceará sem fome: programa realiza capacitação voltada para Unidades Gerenciadoras

9 de agosto de 2023 - 18:46 # # #

Evento acontece na sede da Secretária de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará.

Integrantes do GT Ceará Sem Fome: Mayra Garcia, João Lima, Olinda Timbó e Lina Luz

Na manhã desta quarta-feira (9), aconteceu a primeira fase de capacitação em Boas Práticas de fabricação de alimentos, aquisição e prestação de contas para as Unidades Gerenciadoras das cozinhas que irão atuar no Programa Ceará Sem Fome. As atividades continuam nos dias 10 e 11 de agosto.

A abertura do evento foi realizada pelo secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, que destacou a priorização do programa Ceará Sem Fome entre as ações da SDA.

“O Governo do Ceará está realizando uma das suas maiores políticas públicas no combate à fome. As ações do Programa são executadas pela SDA junto a importantes parceiros, como o Nutec, que está preparando diretamente as UG’s”, afirma Moisés.

O evento teve início com a palestra  “Alimentação Saudável – A base da promoção da saúde e qualidade de vida” , facilitada por Cícero Matheus, do Conselho Regional de Nutrição.

Em seguida, foi a vez de Mayra Garcia e Olinda Timbó, engenheiras de alimentos do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec), que abordaram a importância das Boas Práticas para aquisição, transporte e armazenamento dos insumos.

Mayra Garcia, do Nutec

A programação contou ainda com palestras sobre o papel da vigilância sanitária para garantia de segurança alimentar da população; práticas seguras de manipulação de alimentos prontos e criação de cardápios e ficha técnicas para gestão de compras.

Nos dias 10 e 11 de agosto, as atividades serão voltadas para o planejamento de compras e para orientações sobre execução, prestação de contas, monitoramento e acompanhamento do programa, além de treinamento dos representantes da UG’s para o sistema E-parcerias.

Entenda a participação do Nutec

O Nutec vai atuar no Ceará Sem Fome promovendo capacitação e realizando o monitoramento dos alimentos por meio de análises laboratoriais, tanto na pré-produção, etapa que envolve a compra, o transporte e o armazenamento de matérias primas, como na produção e manipulação de alimentos prontos, que devem estar de acordo com as Boas Práticas de Fabricação. O conjunto de ações visa garantir que as refeições distribuídas à população estejam dentro dos padrões de qualidade e segurança.

“O Nutec é uma instituição consagrada no âmbito da segurança alimentar e nutricional. Participar dessa iniciativa é uma contribuição valiosa pra fazer chegar à população um alimento nutritivo e seguro”, explica Francisco Magalhães, presidente do Nutec.