Encontro durante a Bienal do Livro debate a Inovação no setor de Alimentos

24 de agosto de 2019 - 18:06 # # # # #

Inovação no setor de alimentos. Esse foi o tema da mesa redonda, que ocorreu no dia 23 de agosto, na sala Luz do Conhecimento, durante a programação da Bienal do Livro 2019. O evento foi promovido pela Fundação Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec).

A engenheira de alimentos do Nutec, Dra. Mayra Garcia, que mediou a discussão, afirmou que esse é um importante debate. “Esse é um tema de muito interesse, pois a alimentação é um ponto-chave para a qualidade de vida da sociedade”. A pesquisadora ainda colocou em pauta o paradoxo que o mundo vive hoje nessa área, “Vivemos um paradoxo. Temos mais tecnologias, mas estamos cada vez mais querendo consumir alimentos no seu estado ‘in natura’.”, declarou.

A abertura da mesa ficou por conta do diretor de Inovação Tecnológica do Nutec, João César de Freitas Pinheiro, que reiterou a importância do debate. “Devemos buscar a integração e a interação das tecnologias dentro de uma política global, promovendo qualidade de vida. Desejo uma boa discussão no sentido de começar essa luta!”, finalizou.

A primeira palestrante foi a professora de nutrição da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Profª Carla Maia, que apresentou as pesquisas da área na universidade, além de falar um pouco sobre o trabalho desenvolvido com o Nutec ao longo dos anos. A professora enfatizou a importância de consumirmos os alimentos produzidos no Ceará, “precisamos pesquisar os alimentos locais, descobrir seus benefícios, contribuições e potencialidades.”. Ela ainda declarou que a pesquisa hoje está voltada para conseguirmos extrair todos os nutrientes de um alimento: “Se conseguirmos consumir todos os nutrientes de certo alimento, estaremos promovendo saúde”, assegurou.

De acordo com o Prof. Dr. Rafael Zambelli, da Universidade Federal do Ceará (UFC), a cada minuto uma pessoa morre de doença cardiovascular no mundo. O pesquisador enfatizou a importância de uma alimentação balanceada na prevenção de doenças, como a diabetes. Além disso, apresentou as pesquisas realizadas na universidade, como Desenvolvimento de graxa vegetal de grau alimentício; Modificação física e química de amidos para aplicações industriais; Desenvolvimento de anticorrosivo de grau alimentício a partir de extratos vegetais; Desenvolvimento de produtos de panificação com a presença de inibidores de alfa-amilase para redução da glicemia pós-prandial, entre outras.

A Professora Dra. Maria do Socorro Rufino, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), apresentou os números preocupantes relacionados à obesidade e enfatizou a importância de mudar os hábitos alimentares incluindo frutas e verduras no nosso dia a dia.  A professora explanou sobre sua pesquisa com propriedades funcionais de frutas tropicais não tradicionais, dando ênfase para as frutas pouco exploradas aqui no Brasil, mas que possuem grande potencial agroindustrial e nutricional, é o caso do açaí. A fruta é fonte de fibra dietética antioxidante e seu óleo apresenta composição de ácidos graxos semelhante ao azeite de oliva extra virgem.

Unindo indústria e pesquisa, o analista da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE), Dr. Genésio Vasconcelos, apresentou produtos desenvolvidos na instituição e que hoje estão nas prateleiras do supermercado. “Sabemos que nosso trabalho foi cumprido quando um artigo vira um paper de código de barras no supermercado.”, afirmou. Genésio ainda destacou que o trabalho desenvolvido na Embrapa tem o objetivo de solucionar problemas de pesquisa e, ao mesmo tempo, de mercado. Segundo o pesquisador, é importante se adaptar tecnologicamente para gerar eficiência nos processos produtivos, assim como olhar as tendências de mercado para elaborar novas estratégias e abordagens de negócio.

Saiba mais sobre os palestrantes aqui