Ceará Sem Fome: Nutec realiza capacitação para 25 cozinhas do Programa

12 de março de 2024 - 20:31 # #

Na tarde da terça-feira (12/03), a equipe da área de Alimentos do Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec) realizou uma capacitação em Boas Práticas de Fabricação de Alimentos para as Unidades Gerenciadoras (UGs) do Programa Ceará Sem Fome. O evento aconteceu na Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco e foi direcionado às 25 cozinhas do lote 3 de Fortaleza, que atende aos bairros Vicente Pinzón, Papicu, Aldeota, Serviluz, Caça e Pesca, Mucuripe, Meireles e Praia do Futuro.

Com uma abordagem que uniu teoria e prática, a iniciativa teve como objetivo ampliar o conhecimento das cozinheiras e cozinheiros sobre todo o processo de fabricação de alimentos. A equipe do Nutec guiou o grupo por um passo-a-passo que incluiu os diversos cuidados que os manipuladores de alimentos devem seguir para garantir a segurança alimentar das refeições, que envolvem a atenção à higiene pessoal dos manipuladores, as técnicas apropriadas para a limpeza de equipamentos, a manipulação correta dos alimentos e o armazenamento adequado dos insumos.

 

De acordo com a Engenheira de Alimentos do Nutec e membro da Comissão Técnica do Ceará Sem Fome, Dra. Mayra Garcia, a parceria do Nutec com o Programa inclui, além das capacitações periódicas das cozinheiras e cozinheiros, a análise laboratorial da água e dos alimentos de cada UG. “Todas essas medidas são essenciais para que a população tenha acesso a uma refeição completa e segura. Em toda a atuação do Ceará Sem Fome, não tivemos nenhum relato relacionado à contaminação por alimentos, o que demonstra que nosso trabalho está dando ótimos resultados”, afirma Mayra.

Dra. Olinda Timbó (Nutec), Dra. Cynthia Ladyane (Nutec), Damares Barros (EGSIDB), Dra. Mayra Garcia (Nutec)